A espiritualidade no trabalho tem por objetivo proporcionar para que uma empresa construa um espaço humano-teológico, isto é, um lugar de experiência de Deus, motivando gestores e colaboradores para que desenvolva seus dons e habilidades a partir de uma vivência de fé, de forma que ambos possam crescer humana e profissionalmente.

Incorporar a espiritualidade no ambiente de trabalho não significa impor crenças religiosas, mas sim criar um espaço onde os valores espirituais possam ser expressos e respeitados. Isso pode levar a um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e harmonioso, beneficiando tanto os indivíduos quanto as organizações. A espiritualidade, assim, desempenha um papel crucial na construção de um ambiente de trabalho mais humano e significativo.

PROPOSTA DE MENTORIA PARA UMA ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO

– Desenvolver, portanto, uma espiritualidade empresarial levando gestores e colaboradores a se empenharem num processo de transformação de si e do ambiente que se encontram.

– Proporcionar oportunidades para que gestores e colaboradores que vivem dentro de uma realidade social excludente construam uma consciência baseada na solidariedade nos direitos humanos e valores cristãos, no espaço concreto de uma empresa.

– Investir na valorização dos gestores e colaboradores, entidades filantrópicas, empresas, profissionais liberais e comércio do terceiro setor a participarem de um trabalho organizacional mais harmonioso bem como acompanhar seu desenvolvimento na empresa com intuito de que possam compreender melhor o projeto e sua eficácia

.

Passos importantes para desenvolver uma espiritualidade laboral:

1. Criação de Espaços de Reflexão e Meditação

2. Programas de Bem-Estar

3. Política de Inclusão Espiritual

4. Incentivo à Reflexão Pessoal

5. Liderança Consciente

6. Apoio à Comunidade

7. Comunicação Aberta

8. Integração da Espiritualidade na Cultura Organizacional

9. Construção do Projeto de Vida de cada colaborador