IMACULADO CORAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

“LOUVÁVEL SERÁ NOSSA ALEGRIA DE SERVIR E GUARDAR TUDO NA VONTADE DE DEUS”

LER

Lucas 2,41-51

MEDITAR

“Sua mãe conservava no coração todas estas coisas”. (Lucas 2,51b)

Somos habitação de Deus, lugar de Sua morada, por isso podemos ter um coração aberto e puro.  Para tanto, o plano de Deus em nossa vida está delineado no mais profundo de nós e, se soubermos guardar no coração os sinais que o Espírito Santo nos dá, nós poderemos também, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas que se admiram com o nosso proceder.

Lucas parece ter presente que Jesus, primogênito de Maria, era primogénito de Deus. Por isso, com a substituição do sacrifício – oferecem-se duas pombas – é evidenciado o fato de Jesus ser “apresentado ao Senhor”, isto é, solenemente oferecido ao Pai. O sentido deste oferecimento só se compreende à luz da cena do calvário, onde Jesus já não pode ser substituído e morrerá como autêntico primogênito, que se entrega ao Pai pela salvação dos homens.

Neste dia olhando a Mãe de Jesus, vemos quão louvável és na alegria de servir e guardar tudo na vontade de Deus. Nos passos do Senhor vivemos no crescente amor pelo reino.

Celebrando hoje o Coração de Maria, estamos celebrando a bondade de Nossa Senhora, toda a sua gentileza e toda a atenção que ela nos dá.

(Padre Jardel Moreira  – Vigário Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade – Arquidiocese de Rersina-PI).

REFLEXÃO

1. Estou atento(a) aos acontecimentos da ação de Deus no meu cotidiano?

2. Consigo conservar alguns sentimentos e emoções no meu interior ou tenho atitudes intempestivas?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração com a frase: “Assim como na chama da sarça ardente e o orvalho na lã do carneiro, a Palavra de Deus desceu em ti para sempre.” (São Boaventura, Saltério à Virgem Maria, n.08)

COMPROMISSO

Compartilhe com a pessoa mais próxima três atitudes que você geralmente utiliza para manter a calma em momentos desafiadores.

LEITURA ESPIRITUAL

Para que um filho possa amar a sua mãe, ela deve chorar com ele, partilhar os seus sofrimentos; para me atrair até você, querida Mãe, quantas lágrimas você derramou! Não me é difícil acreditar que sou sua filha, pois vejo você mortal e sofredora como eu (…).

No Egito, Maria, imagino que o teu coração permaneça alegre na pobreza: Jesus é a mais bela das pátrias. Mas em Jerusalém uma tristeza amarga, vasta como um oceano, inunda o teu coração: durante três dias Jesus esconde-se do teu carinho (…). Finalmente você o vê e exulta de alegria, e exclama: “Meu filho, por que você se comportou assim? Seu pai e eu estávamos procurando você angustiados”. E o menino Deus responde (profundo mistério!) à mãe amada que lhe estende os braços: “Por que você me procurava?

O evangelho me ensina que Jesus, crescendo em sabedoria, permanece submisso a Maria e José. E meu coração me diz com que ternura ele sempre obedece a seus amados pais. Agora compreendo o mistério do templo, Mãe: o teu doce Filho quer que sejas exemplo para a alma que o procura na noite da fé. Sim, sofrer amando é a mais pura alegria (Teresa de Jesus, Últimas Conversas,  Burgos 1973).

Bom dia para você e sua família!