“IR ALÉM DE SI MESMO É O CAMINHO DA FELICIDADE”

LER

Mateus 5,1-12

MEDITAR

“Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados” (Mt 5,2.3)

O Evangelho de hoje nos fala de consolação. As palavras de Jesus nos levam a conhecer um Deus misericordioso, um Deus Consolador. Assim, a consolação é um traço caracteristicamente divino, assinalado por Jesus: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador para estar com vocês para sempre” (Jo 14,16). As Bem-aventuranças são um convite para que tenhamos a certeza do grande amor de Deus para conosco e ao mesmo tempo, também sejamos consolo para os que sofrem, para os desanimados e entristecidos, através do acolhimento, da interseção na oração, das palavras de fortalecimento.

REFLEXÃO

1. Como associo as bem-aventuranças nos acontecimentos da minha vida?

2. Qual Bem-aventurança tem colocado em prática?

CONTEMPLAR

Eleve sua oração com a frase: “Misericórdia, não somente dar esmolas, mas também ajudar aos outros a carregar o seu fardo” (São Jerônimo).

COMPROMISSO

Compartilhe suas próprias experiências de como você tem sentido o consolo de Deus, tornando-se um testemunho vivo do poder consolador do Espírito Santo.

LEITURA ESPIRITUAL

As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os actos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos.

As bem-aventuranças descobrem a meta da existência humana, o fim último dos actos humanos: Deus chama-nos à sua própria felicidade. Esta vocação dirige-se a cada um, pessoalmente, mas também ao conjunto da Igreja, povo novo constituído por aqueles que acolheram a promessa e dela vivem na fé. (Catecismo da Igreja Católica, nn. 1717,1719).

Bom dia para você e sua família!