SÃO SISTO II, PAPA, E COMPANHEIROS, MÁRTIRES; SÃO CAETANO, PRESBÍTERO

Nm 11,4b-15; Sl 80, 12-17; Mt 14,13-21

 Mt 14,19

“Pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões!”  O episódio da multiplicação pães, no Evangelho de hoje, tem uma relevância importante porque, logo após a benção dos pães, Jesus convida os discípulos para os distribuírem entre o povo. Isso nos leva a perceber a maneira de atuar do Senhor: convida-nos, homens e mulheres, para cooperarmos com Ele ensinando-nos a partilhar o pão da vida, partilhar o melhor que podemos ter: nossa amizade, nossa solidariedade, nossas alegrias e esperanças. O discípulo é chamado a assemelhar-se ao Senhor, com sua criatividade; fazer da vida um dom a serviço dos irmãos e irmãs.

 LEITURA ESPIRITUAL

O otimismo do cristão é consequência de sua fé, não das circunstâncias. O cristão é consciente de que o Senhor preparou tudo para seu maior bem, e de que Ele sabe tirar fruto até dos aparentes fracassos, ao mesmo tempo que nos pede que utilizemos todos os meios humanos ao nosso alcance, sem deixar de lado nem um só: os cinco pães e os dois peixes. O milagre virá.

(FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. Vol. 4, p. 249)

 AÇÃO

Repita e viva hoje: “O Senhor vai além da nossa pobre lógica e é infinitamente generoso.” (São José Maria Escrivá, Forja, nº 341).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos