SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ, VIRGEM E MÁRTIR

Nm 13,1-2.25-14.1.26-30.34-35; Sl 105,6-7a.13-14.21-23; Mt 15,21-28

 Mt 15,28

“Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé!”  A cena de hoje é emocionante, pois apresenta uma mãe desesperada pedindo ajuda para sua filha que está sofrendo. Se trata de uma mulher pagã. “É uma mulher sozinha e sem nome”. Do seu coração machucado, ferido, surge um pedido: “Senhor, socorre-me!

Diante de tamanha dor, a fé e esperança no Senhor é o caminho para restauração da vida daquela mãe e da filha que estavam sofrendo um grande tormento; não existe limites para praticar a misericórdia e ter compaixão com quem está sofrendo. O que a mulher pede, coincide com o desejo de Deus, que a salvação chegue para todos. Deus não quer ver ninguém sofrendo.

“Grande é tua fé, que se cumpra o que desejas”. A mulher nos mostra, com a sua humildade e com sua fé o amor que Deus tem por todos e não exclui nenhum ser humano do seu projeto salvífico, ela também nos ensina que a fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele.” (CIC 153).

(Thássil Kalil – Seminarista 4º de Teologia / Diocese de Oeiras-PI).

 LEITURA ESPIRITUAL

Cristo tomou sobre Si o jugo da Lei, cumprindo plenamente a Lei e morrendo pela Lei e através da Lei. Assim libertou da Lei aqueles que querem receber d’Ele a vida. Mas eles sabem que só poderão recebê-la se oferecerem a sua própria vida. Porque os que foram batizados em Cristo foram batizados na sua morte. Submergiram-se na vida de Cristo, para se tornarem membros do seu Corpo, destinados a sofrer e morrer com Ele, mas também a ressuscitar com Ele para a vida eterna, a vida divina.
Para nós, evidentemente, esta vida atingirá a sua plenitude no Dia do Senhor. Contudo, já desde agora – “na carne” – participamos da sua vida se acreditamos; se acreditamos que Cristo morreu por nós para nos dar a sua vida. É esta fé que nos permite ser uma só realidade com Ele, como os membros com a cabeça, e nos abre a torrente da sua vida. Assim, esta fé no Crucificado – a fé viva, que está associada ao vínculo do amor – constitui para nós a entrada na vida e o princípio da futura glorificação. (Do livro “A ciência da cruz” de Santa Teresa Benedita da Cruz – Edith Stein Werke, ed. L. Gelber – R. Leuven, T. I, Freiburg 1983, pp. 15-16).

 AÇÃO

Viva a palavra: “Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!” (Sl 105,4a).

Bom dia para você e sua família!