SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR
2Cor 9,6-10; Sl 111,1-2.5-9; Jo 12,24-26
Jo 12,24
“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.” No evangelho de hoje, Jesus nos ensina que o discípulo precisa ampliar o horizonte da missão, sem medo e sobretudo com confiança na sua palavra. É preciso doar-se, não com reservas, mas com amor. Isso se faz no cotidiano da nossa vida, como nos recorda o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo de hoje. Porque nas coisas simples do dia a dia que fazemos com amor se manifestam a fidelidade, a doação e o serviço do discípulo ao Senhor. Assim, nos doamos ao Senhor e recebemos dele a vida eterna, que é estar junto dele para sempre. Foi o que fez São Lourenço, doando-se totalmente ao ponto de morrer por amor a Jesus, Nosso Senhor. Que seu exemplo de doação nos inspire a vivermos a santidade e a doação ao Senhor todos os dias!
(Robert Rodrigo – Seminarista 4º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).
LEITURA ESPIRITUAL
A Igreja Romana convida‑nos hoje a celebrar o triunfo de São Lourenço, que, desprezando as ameaças e as seduções do mundo, venceu a perseguição do demónio. Exercia nessa Igreja de Roma, como sabeis, as funções de diácono. Aí administrou o sagrado Sangue de Cristo; aí derramou o seu sangue pelo nome de Cristo.
O bem-aventurado apóstolo São João expôs claramente o mistério da Ceia do Senhor, dizendo: Como Cristo deu a sua vida por nós, também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos. Assim compreendeu São Lourenço; assim o compreendeu e realizou: o que tinha recebido naquela mesa, isso mesmo ofereceu. Amou a Cristo na sua vida, imitou‑O na sua morte.
Portanto, também nós, irmãos, se realmente O amamos, imitemo‑l’O. A melhor prova que podemos dar do nosso amor é imitar o seu exemplo. Na verdade, Cristo sofreu por nós, deixando‑nos o exemplo, para que sigamos os seus passos. Estas palavras do apóstolo São Pedro parecem dar a entender que Cristo só sofreu por aqueles que seguem os seus passos e que a paixão de Cristo de nada aproveita senão àqueles que O seguem. Seguiram‑n’O os santos mártires até ao derramamento de sangue, à semelhança da sua paixão. Seguiram‑n’O os mártires, mas não só eles. Não foi cortada a ponte depois de eles terem passado; não secou a fonte depois de eles terem bebido. (Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo – Sermão 304, 1-4: PL 38, 1-395-1397).
AÇÃO
Viva a palavra: “Deus ama quem dá com alegria.” (2Cor 9,7).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.