SANTA ROSA DE LIMA, PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA, FESTA

2Cor 10,17-11,2; Sl 148,1-2.11-13a;13c-14; Mt 13,44-46

“Vende todos os seus bens e compra aquele campo. […] vende todos os seus bens e compra aquela pérola.” (Mt 13,44.46).

O Evangelho de hoje, com duas parábolas Jesus apresenta o valor supremo do Reino dos Céus e a atitude do homem para alcança-lo. As duas parábolas apresentam diferença entre si: o tesouro significa abundância de dons a pérola, a beleza do Reino. O tesouro apresenta-se de repente; a pérola supõe uma busca esforçada. Mas em ambos os casos o que encontra fica feliz. Dessa forma é a nossa fé, a vocação, a verdadeira sabedoria, o sentido da vida: por vezes acontece de modo inesperado, outras por meio de uma busca esforçada. Contudo, a atitude de quem a encontra “abre mão de tudo o que tem e adquire-a”, isto é, a atitude do desprendimento e a generosidade é a condição indispensável para o alcançar o que buscamos.

REFLEXÃO

  1. Você consegue desprender-se das coisas facilmente?
  2. Você é perseverante na busca de seus ideias e projetos?

 

LEITURA ESPIRITUAL

O divino Salvador, com imensa majestade, disse: “Saibam todos que à tribulação se segue a graça; todos se convençam de que sem o peso da tribulação não se pode chegar ao cume da graça; compreendam todos que a medida dos carismas aumenta na proporção ao aumento da fadiga.

Ao ouvir essas palavras, um forte impulso tomou conta de mim para ficar no meio da praça para gritar em alta voz, dizendo a todas as pessoas, de qualquer idade, sexo, estado e condição que eram: “Ouçam, pessoas, ouçam, todos os tipos de povo: em nome de Cristo, e com palavras tiradas de sua própria boca, advirto-vos: A graça não se adquire sem sofrer aflições; há necessidade de trabalho e mais trabalho para alcançar a participação íntima da natureza divina, a glória de os filhos de Deus e a beleza perfeita da alma”. (dos escritos de Santa Rosa de Lima ao doutor Castillo).

 

AÇÃO

Viva a palavra: “Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!” (Sl 148,12a.13a)

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos