SÃO LUÍS DE FRANÇA e SÃO JOSÉ DE CALAZANS, MEMÓRIA FACULTATIVA

Rt 1,1.3-6.14b-16.22; Sl 145, 5-10; Mt 22,34-40

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ … ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.” (Mt 22,37.39).

Esta perícope narra um dos muitos encontros(controvérsia) de Jesus com os Fariseus. Neste encontro, Jesus é questionado sobre qual seria o maior mandamento. Jesus responde unindo duas tradições teológicas: a Deuteronomista, que enfatiza o amor a Deus (Dt 6,4ss) e a tradição Levítica que enfatiza o amor ao próximo. Amar é ter o amado no coração. Amar é a alegria do coração pelo bem do outro. Quem ama o Pai, ama também os irmãos. O amor a Deus se expressa no amor ao próximo. As circunstâncias próprias da vida comunitária são sempre oportunidades irrenunciáveis para se praticar o mandamento do amor. Que o Espírito Santo, Amor que une o Pai e Filho, ajude-nos a viver este mandamento maior hoje e sempre.

(Pe. Antônio Soares – Reitor do Seminário de Teologia / Teresina-PI)

.

REFLEXÃO

  1. Reconheço que o amor ao próximo é importante quanto amar a Deus?
  2. Como estou aproveitando estas ocasiões para crescer na experiencia de amar e ser amado?

 LEITURA ESPIRITUAL

  • Ao comentar o preceito de amar a Deus com todo o coração, São Tomás ensina que o princípio do amor é duplo, pois pode-se amar tanto com o sentimento como pelo que a razão nos diz. Com o sentimento, quando o homem não sabe viver sem aquilo que ama. Pelos ditames da razão, quando ama aquilo que o entendimento lhe diz. E nós devemos amar a Deus de ambas as maneiras: também com o nosso coração humano, com o afeto com que queremos às criaturas da terra, com o único coração que temos. O coração, a afetividade, é parte integrante do nosso ser. (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano Vol.4. São Paulo: Quadrante. 2005, pág. 359)

 

AÇÃO

Viva a palavra: “Façam todas as tardes uma devoção à Santíssima Virgem, para que com a sua intercessão ela nos liberte a todos das adversidades.” (São José de Calazans).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos