SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA
1Ts 1,1-5.8b-10; Sl 149,1-6a.9b; Mt 23,13-22
“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam.” (Mt 23,13-14).
No Evangelho de hoje Jesus critica os fariseus por sua hipocrisia, ou seja, sua falta de amor, sua superficialidade. E Santo Agostinho, a partir do seu postulado teológico-moral nos ensina que a verdadeira vida cristã se faz a partir do amor.
Ao dizer “ama e faça o que queres”, Santo Agostinho enfatiza a importância do amor como princípio orientador de nossas ações. Esse amor verdadeiro, baseado no amor a Deus e ao próximo, nos leva a agir de acordo com a vontade de Deus.
Jesus durante a discussão exorta a praticar a justiça, a misericórdia e a fidelidade, em vez de se preocuparem com aspectos superficiais da lei.
Amar implica em buscar o bem do outro, praticar a justiça e viver com autenticidade, colocando em prática os ensinamentos de Jesus. Amar verdadeiramente é fazer o que Deus deseja para nós e para o mundo ao nosso redor.
(Sávio Daniel Oliveira Barros – Seminarista do 3º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)
.
REFLEXÃO
- No dia a dia das nossas vidas, no hoje da nossa história, em quantos momentos agimos apenas a partir da exterioridade?
- Quantas vezes a superficialidade da nossa vivência, a manifestação do nosso ego, nos afasta do caminho da essência do amor?
LEITURA ESPIRITUAL
A vida interior necessita de tempo para amadurecer e não se improvisa da noite para o dia. Teremos derrotas, que nos ajudarão a ser mais humildes, e vitórias, que manifestam a eficácia da graça que frutifica em nós; teremos de começar e recomeçar muitas vezes, sem desânimos e sem esperar – ainda que às vezes cheguem – resultados imediatos, que algumas vezes o Senhor não quer que vejamos para nosso maior bem. Por isso, a prática da direção espiritual não pode ser esporádica ou descontínua, uma vez que tem de seguir passo a passo os momentos bons e os menos bons do nosso esforço. (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano Vol.4. São Paulo: Quadrante. 2005, pág. 386).
AÇÃO
Viva a palavra: “O Senhor ama o seu povo de verdade!” (Sl 149,4a).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.