MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Jr 1,17-19; Sl 70,1-6.15.17; Sl 149,1-6a.9b; Mc 6,17-29

“Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.” (Mc 6,25).

Hoje, a Igreja celebra o martírio de São João Batista, o último dos profetas, responsável por fazer a transição do Antigo para o Novo Testamento. João Batista foi cruelmente decapitado, mas sua voz não foi silenciada, pois como diz a canção “…se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão”. A voz de João Batista continua a ecoar através de nossas vozes, pois como seguidores de Cristo, somos convidados a sermos profetas, anunciadores da verdade, do amor e da paz! Que a confiança e a certeza de que Nosso Senhor está ao nosso lado, nos faça perseverantes na caminhada, fortes nas tribulações e nas lutas contra as injustiças, sobretudo, os “Herodes” de nossos tempos, que apesar de tentarem nos amedrontar, não alcançam êxito, pois apenas um é o vencedor, Cristo Jesus, Aquele que João Batista apontou e disse “eis o Cordeiro de Deus.”

(Rafael Rodrigues Lacerda – Seminarista do 3º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)

REFLEXÃO

  1. A missão que você assumiu exige um testemunho radical?
  2. Você é capaz de viver o martírio para testemunhar sua fé?

 LEITURA ESPIRITUAL

Tudo o que [João] dizia dava testemunho da verdade ou servia de reprovação aos que se opunham a ele; suas obras de justiça foram respeitadas até mesmo por aqueles que não o amavam.

O respeito pelo modo de vida dos homens fez com que aquele que levava uma vida solitária desde a infância se desviasse, mesmo que um pouco, do caminho da virtude? E, no entanto, aquele homem acabou com a sua vida derramando o seu sangue, depois de passar um longo tormento na prisão.

Pregou a liberdade da pátria celestial e foi aprisionado pelos ímpios; veio para dar testemunho da luz, mereceu ser chamado de lâmpada ardente e resplandecente precisamente da luz que é Cristo, e foi encerrado nas trevas da prisão; ninguém entre os nascidos de mulher foi maior do que ele, e ele foi decapitado a pedido de mulheres extremamente perversas, e foi batizado com seu próprio sangue, a quem o Redentor do mundo foi dado para batizar, para ouvir o voz do Pai acima dele, para ver a graça do Espírito Santo que desceu sobre ele (Venerável Beda, Homilia sobre o Evangelho, Roma 1990, pp. 492ss).

 AÇÃO

Viva a palavra: “Estou contigo para te salvar.” (Jr 1,19).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos