SÃO RAIMUNDO NONATO
1Ts 3,7-13; Sl 89,3-4.2-14.17; Mt 24,42-51
“Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiças.” (Mt 23,28)
No Evangelho de hoje, Jesus nos exorta a estarmos prontos, pois não sabemos o dia ou a hora em que virá o Senhor. No decurso do Evangelho, nos é colocado duas imagens de servo: a primeira do servo fiel e prudente, que em tudo faz o que lhe ensina o Mestre. A este, o Senhor lhe confiará todos os seus bens. A segunda imagem é a do servo imprudente, que não conhece ou atende os ensinamentos do Mestre. A este, o Senhor lhe retirará a administração de todos os seus bens e lhe jogará para fora. E continua: ali haverá choro e ranger de dentes. Peçamos, pois, a graça de sermos bons servos, e a prepararmos com prudência e atenção a vinda do Mestre a partir dos acontecimentos e coisas simples do nosso cotidiano.
(Miguel Wanderson Brito Silva – Seminarista do 3º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI)
.
REFLEXÃO
- Como podemos nos preparar para o encontro com o Senhor já no cotidiano da vida?
- Quais atitudes manifestam o perfil do servo bom e fiel?
LEITURA ESPIRITUAL
“Vigiai, porque o Filho do Homem vem numa hora em que não o esperais” (Mt 24,42,44). Ora, como nos convinha conhecer os sinais do fim, e para que esperássemos Cristo, movidos por um impulso divino, os apóstolos dirigem-se providencialmente ao Mestre e perguntam-lhe: «Dize-nos quando isso acontecerá e qual será o sinal da tua vinda e do fim deste mundo” (Mt 24,3). Esperamos novamente que você venha. Proteja-nos, portanto, para que não adoremos alguém em seu lugar, dizem eles. Abrindo a sua boca divina e bendita, respondeu-lhes: «Cuidai para que ninguém vos engane» (Mt 24,4).
Não se trata, portanto, de uma história de acontecimentos passados, mas sim de uma profecia de acontecimentos futuros, que certamente acontecerão. Não profetizamos, porque não somos dignos disso, mas apresentamos as profecias escritas e indicamos os sinais que as indicam. Veja quais já foram cumpridas e quais ainda não foram cumpridas. E fique atento (Cirilo de Jerusalém)
AÇÃO
Viva a palavra: “Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias.” (Sl 89,12).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.