1Ts 44,13-18; Sl 95,1.3-5.11-13; Lc 4,16-30

“Jesus… fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. […] Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” (Lc 20-21)

No Evangelho, hoje, Jesus atualiza a promessa de Deus em sua Palavra: “Hoje se cumpriu a passagem da Escritura…” O anúncio de Isaías em que o profeta é enviado para “proclamar um ano de graça do Senhor. Acolher o anúncio de Jesus e reconhecer na sua pessoa a vinda do Reino de Deus, participa desde agora da graça prometida na antiga aliança, no jubileu da história que se realiza de uma vez por todas. Para quem não rejeita a revelação do humilde filho do carpinteiro que se expressa na misericórdia, na solidariedade, nos mais pobres, nos mais variados acontecimentos ordinários da vida, a libertação chega hoje, no dia da salvação que Cristo trouxe.

REFLEXÃO

  1. As palavras do Evangelho são base para sua ação evangelizadora?
  2. Como você participa da missão evangelizadora de Jesus Cristo?

LEITURA ESPIRITUAL

Há “devotos” que se iludem saltando do presente para mergulhar na espera do Reino futuro. Desta forma, pensam permanecer fiéis ao eterno, negligenciando a história. Eles não percebem que o eterno expressa a mesma realidade nas contingências históricas. E é por isso que a traição do tempo equivale à traição do eterno. Concebem a vida após a morte como algo totalmente separado da terra. Eles não compreendem o nexo que existe entre os dois reinos. Que erro! “A salvação, o Reino de Deus, não paira sobre o mundo como as nuvens entre o céu e a terra, mas está verdadeiramente dentro, está preparado dentro do mundo” (Y. Congar). “A eternidade não é algum tipo de adição futura à vida, de prolongamento linear da nossa existência em direção ao infinito; a eternidade já se encontra no íntimo do homem, é fruto do seu trabalho espiritual” (K. Rahner) […].

Consequentemente, o presente, hoje, já contém, para o cristão, o germe do futuro. Para ele o futuro realmente começou. E a sua fidelidade ao presente resolve-se, em substância, numa fidelidade ao futuro (A. Pronzato, Vangeli Scomodi, Turim 1993 [edição espanhola: Evangelios molosos, Ediciones Sigueme, Salamanca 1997]).

AÇÃO

Viva a palavra: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!” (Sl 95,1).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos