Cl 2,6-15; Sl 144,1-2.8-11; Lc 6,12-19

Jesus passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.” (Lc 6,12-13).

A Palavra de Deus neste dia nos mostra a vida orante de Jesus, Ele repleto do Espírito Santo revela sua intimidade com o Pai. Ao subir o monte, ele leva em seu coração suas intenções, seus louvores e preces a Deus. Passou a noite em oração e ao amanhecer do dia ele chama seus discípulos e escolhe doze homens, a estes dá outro nome: “apóstolos”, que quer dizer enviados. Cristo continua a chamar homens e mulheres para o seu Apostolado, mas para ouvir/responder ao chamado do mestre é preciso estar em íntima relação com Ele. O que ajudou Jesus a chamar os seus foi a oração; por meio dela, Ele confiou naqueles que seguiriam anunciando o Reino dos Céus. Somos convidados, à exemplo de Jesus, a fazer nossa experiência de oração, intimidade e diálogo com Deus. Se tivermos essa intimidade com o Pai, certamente, teremos atitudes cristãs, pois as ações de Cristo eram pautadas em sua relação de intimidade com o Pai.

(Alisson Oliveira Matos – Seminarista do 3º ano de Teologia / Diocese de Floriano-PI)

REFLEXÃO

  1. Como você dedica um tempo do seu dia para a oração?
  2. Você costuma a orar antes de tomar decisões?

LEITURA ESPIRITUAL

Aquele homem da mão tolhida foi dócil às palavras de Jesus: pôs-se no meio de todos e depois estendeu a mão, tal como o Senhor lhe havia pedido. A ação do espírito Santo na intimidade da alma sugere continuamente esses pequenos esforços que nos ajudam eficazmente a preparar-nos para novas graças, numa cadeia ininterrupta. Quando um cristão se esforça por todos os meios por secundar essas sugestões para que as virtudes se desenvolvam na sua vida – afastando-se das ocasiões de pecar, tirando os obstáculos, abafando devidamente uma tentação ainda nos começos -, Deus envia-lhe novas ajudas para fortalecer essas virtudes incipientes e oferece-lhe os dons do Espírito Santo, que aperfeiçoam esses hábitos formados pela graça. (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. Vol. 4 p. 475)

AÇÃO

Viva a palavra: O Senhor é muito bom para com todos.” (Sl 144,9a).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos