1Tm 2,1-8; Sl 27,2.7-9 Lc 7,1-10

“Jesus virou-se para a multidão e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.” (Lc 7,9).

No Evangelho vimos que quando as obras do centurião são os referenciais para o agradecimento por parte dos judeus, Jesus elogia o mesmo a partir de sua fé. São dois olhares diferentes. Toda a atenção da passagem está concentrada no diálogo entre Jesus e os enviados do oficial pagão, e culmina com a proclamação de Jesus “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Entendemos, então, que não serão nossas obras, mas nossa fé que amolecerá o coração de Deus; fé que parte de uma atitude de humildade e abertura para Deus; fé que abre nosso coração para fazer o bem, elevar nossa oração e súplica àqueles que necessitam de nossa solidariedade, nossa amizade, nosso acolhimento.

REFLEXÃO

1. Como você vive a sua fé?

2. Para você é necessário que apresentem sinais que firmam sua fé?

LEITURA ESPIRITUAL

A natureza criou os homens iguais; contudo, em virtude da diversidade de méritos e tarefas, um desígnio oculto subjugou-se mutuamente. Ora, esta diversidade, que foi acrescentada por causa da culpa, foi sabiamente ordenada pelo julgamento divino para garantir que, como nem todos estão em condições de trilhar o caminho da vida de maneira justa, alguns poderiam ser guiados por outros. Porém, os santos, quando são colocados no alto, não olham para o poder hierárquico que neles há, mas para a igualdade da condição humana, e não gostam de presidir, mas sim de ajudar os homens [… ].

Quando não têm que corrigir nenhuma falha, não têm prazer em estar no topo do poder, mas em ser iguais na condição humana; e eles não apenas fogem de serem temidos, mas até de serem honrados mais do que deveriam. E, de fato, consideram que não sofrem nenhum dano à sua humildade se perceberem que são mais estimados pela posição que ocupam. Foi por isso que o primeiro pastor da Igreja, vendo que lhe eram prestadas excessivas honras quando Cornélio se prostrou a seus pés para adorá-lo, apelou imediatamente à paridade da condição e disse: “Levanta-te, que “eu também sou homem!” (Atos 10,26). Quem não sabe, de fato, que o homem deve prostrar-se diante do seu Criador e não diante de qualquer homem? (Gregório, o Grande, citado em Crescere nella fede, Magnano 1966, pág. 99).

AÇÃO

Viva a Palavra “Não sou digno de que entres na minha casa, mas basta uma palavra tua para que o meu servo seja curado.” (Lc 7,6b.7b).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos