1Tm 3,1-13; Sl 100,1-2-3ab.5-6; Lc 7,11-17

“Senhor sentiu compaixão… Aproximou-se e então disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” (Lc 11,13-14).

No Evangelho de hoje, Jesus vivifica o filho da viúva de Naim. Esse milagre é um testemunho poderoso do poder de Deus que age por meio da compaixão de Jesus pelos mais vulneráveis. Essa história nos lembra que, “ontem” e nos dias de hoje, Deus está presente em nossas vidas e pode trazer vida nova e esperança onde há morte e desolação. Nosso mundo tão cheio de situações de sofrimento, perdas e desesperança, e muitas pessoas enfrentam variadas formas de dor e dificuldades semelhantes às da viúva do Evangelho. Diante disso, podemos extrair lições atemporais do texto. Primeiramente, Jesus nos ensina a ter compaixão pelos que sofrem e a estender a mão para ajudar, assim como Ele fez com a viúva. Nunca podemos nos dar o direito de agir com desinteresse, ou indiferença a dor do outro. Além disso, o milagre nos desafia a acreditar no poder transformador de Deus em todas as áreas de nossa vida. Ele pode trazer cura onde há doença, reconciliação onde há conflito, e esperança onde há desesperança.

(João Carlos Dantas da Silva – Seminarista do 2º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1. Você se compadece dos sofrimentos dos irmãos?

2. Quais atitudes concretas você manifesta numa ação de compaixão?

LEITURA ESPIRITUAL

Então, consideraremos uma coisa grande e maravilhosa que o Criador do universo ressuscite aqueles que o serviram santamente, na confiança da boa fé, quando mesmo através de um pássaro ele nos mostra a magnificência de sua promessa? Na verdade, está escrito em algum lugar: Tu me ressuscitarás e eu te confessarei (Sl 27:7). E: adormeci e o sono me tomou, mas levantei-me, porque tu estás comigo (Sl 3,6). E Jó também diz: E tu ressuscitarás esta minha carne, que sofreu todas estas coisas (Jó 19:26).

Portanto, apoiados nesta esperança, unimos as nossas almas Àquele que é fiel nas suas promessas e justo nos seus julgamentos. Aquele que nos ordenou que não mentíssemos, muito menos Ele mesmo mentirá, pois nada é impossível para Deus sem mentir. Reacendamos então a sua fé em nós mesmos e percebamos que tudo está perto Dele. Com uma palavra da Sua magnificência Ele estabeleceu tudo e com uma palavra Ele pode perturbar tudo. Quem lhe dirá: O que você fez? Ou quem testará a força do seu poder? (Sabedoria 12,12). (Clemente de Roma, “Primeira Carta”, XXVI- XXIX).

AÇÃO

Viva a Palavra “Eu quero cantar o amor e a justiça, cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! Desejo trilhar o caminho do bem, mas quando vireis até mim, ó Senhor?” (Sl 100,1-2).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos