SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA

Ef 4,1-7.11-13; Sl 18,2-5; Mt 9,9-13

“Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” (Mt 9,11).

O Evangelho de hoje, recorda-nos importantes ensinamentos de Nosso Senhor. Jesus ao convocar e transformar Mateus em Apóstolo e Evangelista busca através de suas ações explicar que seu chamado é feito para todos e não para alguns. Ao sentar-se com os cobradores de impostos, Cristo exalta que sua pedagogia é do acolhimento e não da exclusão. Irmãos, o andar do ressuscitado é fonte inesgotável de misericórdia, perseverança, mansidão e humildade. É isso que o nazareno nos pede: Coragem! A Jerusalém celeste também é dos pecadores que diante das corrupções do mundo lutam no exercício da verdadeira conversão. Dessa forma, sua bondade ressoa e se espalha por toda terra.

(Guilherme Ferreira Leite – Seminarista do 2º de Teologia / Diocese de Campo Maior-PI).

REFLEXÃO

1. Quando foi que você se deu conta do chamado do Senhor?

2. O que você entende por “Quero misericórdia e não sacrifício?

LEITURA ESPIRITUAL

Obrigado, Senhor, pela grande compaixão que te dignaste dispensar pela nossa redenção, e rogo-te: concede que possamos ser verdadeiramente participantes eternos desta redenção e da salvação eterna que há em ti. Quem, ao ouvir o apóstolo dizer: “Esta palavra é verdadeira: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores”, não proferirá ao mesmo tempo um louvor e uma oração, nem dirá: “A ti, Senhor, louvor, a tu, ação de graças, porque na tua grande misericórdia buscas a vida e não a morte do pecador. Digna-te, Senhor, conceder-nos a tua justificação dos nossos pecados e salvar-nos com a salvação eterna”?

Quando ouvimos, portanto, as palavras de Cristo nas quais seus benefícios nos são referidos ou prometidos, devemos abundar, como nos ensina o apóstolo, em ações de graças a ele. Ora, o espírito de quem ama e está cheio de desejo, uma vez realizada a ação de graças, deve acrescentar a oração para se tornar digno das suas promessas (João o Cartuxo).

AÇÃO

Viva a Palavra “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lc 19,10).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos