1Tm 6,2c-12; Sl 48,6-8.10.17-20; Lc 8,1-3
“Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres.” (Lc 8,1-2).
O Evangelho deste dia nos convida a refletir sobre outro grupo marginalizado pela sociedade no tempo de Jesus: as mulheres. Elas eram vítimas de discriminação e humilhação e eram vistas apenas como reprodutoras. Mas no evangelho, quando Jesus aceita essas mulheres, vemos um rompimento com essa desigualdade social. Jesus não apenas as acolhe, mas também lhes permite participar igualmente em seu discipulado, reconhecendo a importância de sua ajuda. Percebemos, assim, que Jesus cura não apenas as doenças físicas e espirituais das mulheres, mas também as sociais. Embora, atualmente, as mulheres tenham ganhado o lugar merecido na sociedade, infelizmente ainda há algumas que são marginalizadas, violentadas e discriminadas. Portanto, devemos olhar para elas com os olhos de Cristo, valorizando-as, acolhendo-as e orientando-as, para que juntas possamos propagar a evangelização. Tenhamos um santo e abençoado dia!
(Eurípedes Gonçalves de Carvalho Neto – Seminarista do 2º de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).
REFLEXÃO
1. Como você ver o empoderamento das mulheres na sociedade atual?
2. Como participar da missão de Cristo na igreja?
LEITURA ESPIRITUAL
Todos os batizados – homens e mulheres – participam igualmente da comum dignidade, liberdade, dignidade e responsabilidade dos filhos de Deus. A mulher é chamada a levar à família, à sociedade civil, à Igreja, alguma coisa de característico, que lhe é próprio e que só ela pode dar: a sua delicada ternura, a sua generosidade incansável, o seu amor concreto, a sua agudeza de engenho, a sua capacidade de intuição, a sua piedade profunda e simples, sua tenacidade… A feminilidade não é autêntica se não reconhece a formosura dessa contribuição insubstituível e não a incorpora na própria vida.
(BÍBLIA SAGRADA – SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques Braga-Portugal: Edições Theologica, 1969. p. 825).
AÇÃO
Viva a Palavra “Os que vieram à fé tinham um só coração e uma só alma.” (At 4,32).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.