COSME E DAMIÃO, MÁRTIRES

Esd 6,7-8.12b-14-20; Sl 121,1-5; Lc 8,19-21

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.” (Lc 8,21).

O Evangelho de hoje narrado por Lucas nos mostra que somos chamados a fazer parte da família de Jesus. Neste Evangelho até parece que a pessoa de Maria está sendo menosprezada. Jesus não menospreza sua mãe, antes, porém Ele a exalta, colocando-a como discípula sua, a mulher atenta Palavra. Maria foi a mulher que gerou no seu ventre a Palavra eterna. João 1,14 nos diz que: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós.”

Portanto, para ser discípulo do Mestre, é preciso primeiro, ouvir Sua Palavra; contudo, não somente ouvir, mas também colocá-la em prática. É a Palavra de Jesus, que direciona e dá, realmente a seta para nossa vida, que faz arder nosso coração e põe nossos pés a caminho.

Maria a discípula fiel e São Cosme e São Damião, nos ajudem a sermos fiéis a Palavra de Deus.

REFLEXÃO

1. Como participo da grande família de Jesus Cristo e sua Igreja?

2. Aceito como irmãos e irmãs os que participam de minha comunidade?

LEITURA ESPIRITUAL

Onde o ódio parecia arruinar toda a vida, sem possibilidade de escapar à sua lógica, os mártires manifestaram que o amor é mais forte que a morte. Sob terríveis sistemas opressivos que desfiguraram o homem, em lugares de dor, entre duras privações, ao longo de marchas sem sentido, expostos ao frio, à fome, torturados, sofrendo de tantas maneiras, manifestaram admiravelmente a sua adesão a Cristo morto e ressuscitado. “Quem se ama está perdido, e quem se odeia neste mundo será salvo para a vida eterna” (Jo 12,25). Estas palavras de Cristo falam de uma verdade que o mundo contemporâneo frequentemente rejeita e despreza, fazendo do amor-próprio o critério supremo da existência. Mas as testemunhas da fé não procuraram o seu próprio interesse, o seu próprio bem-estar e a sua própria sobrevivência como valores superiores à fidelidade ao Evangelho. Mesmo na sua fraqueza, eles resistiram firmemente ao mal. Na sua fragilidade brilhava a força da fé e a graça do Senhor. (Da homilia de João Paulo II no terceiro domingo da Páscoa do ano 2000).

AÇÃO

Viva a Palavra: Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor.” (Sl 121,1).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos