SANTOS ANJOS DA GUARDA

Ex 23,30-33; Sl 90(91),1-6.10-11; Mt 18,1-5.10

“Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.” (Mt 18,4)

Neste evangelho, Jesus nos ajuda a compreender que não há ninguém maior ou menor no céu e que somos como todos as criancinhas atraídas e apoiadas pelo amor incondicional de nosso Pai. Nosso Senhor afirma claramente que a nossa pequenez é a condição primária para desfrutarmos do Seu reinado. Uma pessoa que é grande no céu é uma pessoa pequena no mundo. No céu, os maiores são os menores. Em outras palavras, aqueles que querem crescer no Reino de Deus devem tornar-se pequenos como as crianças nesta terra. Ser como as crianças significa ser simples, obediente, responsável e ao mesmo tempo capaz de se entregar e abandonar-se para confiar em Deus. A lógica do Reino dos Céus vai na direção oposta e para aceitá-la é necessário mudar a nossa mentalidade, ou seja, converter-nos. 

(Alberto da Silva Leite Lima – Seminarista do 2º ano de Teologia / Diocese de Campo Maior-PI).

REFLEXÃO

1. De que maneira acolho os anunciadores do Evangelho?

2. Meu testemunho de fé é capaz de ser um sinal na vida dos que me são próximos?

LEITURA ESPIRITUAL

Os anjos zelam não só por toda a Igreja como um todo, mas também por cada um de nós. O Salvador fala deles quando diz: “Os seus anjos no céu contemplam constantemente a face de meu Pai celeste” (Mt 18,10). Existem duas Igrejas: a dos homens e a dos anjos. Se o que dizemos está de acordo com o pensamento divino e a intenção das Escrituras, os anjos se alegram com isso e rezam por nós… São anjos que auxiliam os santos e se alegram na Igreja, anjos que não vemos, porque a lama do pecado cobre os nossos olhos, mas o que veem os apóstolos de Jesus, aos quais o Senhor diz: “Garanto-vos que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”(Jo 1,51). (Orígenes, Comentário a Lucas XXIII, 8, Roma 1969).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Anjo de Deus, sob cuja custódia o Senhor com amorosa misericórdia me colocou, que lhe foi confiado, ilumine-me hoje, guarde-me, governe-me e governe-me.” (Oração da tradição cristã).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos