SÃO BRUNO, PRESBÍTERO

Br 1,15-22; Sl 78,1-3.5.8-9; Lc 10,13-16

Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (Lc 10,16).

Hoje temos uma liturgia da palavra de cunho penitencial. Somos convidados a preservar uma dimensão penitencial em nossa vida reconhecendo que pelos inúmeros benefícios que nos tem feito o Senhor, somos ingratos em não acolher e nem nos solidariza com sua palavra, muitas das vezes permanecendo em nosso egoísmo e amor próprio. O forte julgamento de Jesus sobre as duas cidades do lago constitui também uma severa advertência para nós que lemos a palavra do Evangelho, para que não endureçamos nem fechemos nosso coração à escuta verdadeira da Palavra. Recebendo a verdade da Palavra não nos deixemos permanecer estranhos, distantes e fechados em nós mesmos com um coração frio, insensível frente a realidade que nos é familiar.

REFLEXÃO

1. Percebo que os ensinamentos de Jesus são importantes para minha vida?

2. Tenho facilidade de reconhecer meus erros?

LEITURA ESPIRITUAL

E certamente, Senhor, visto que diante dos teus olhos o abismo da consciência humana está sempre nu, o que poderia eu ter escondido em mim, mesmo que não quisesse confessar-te? O que eu faria é esconder você de mim, e não eu de você. Mas agora que meu gemido é testemunha de que não estou descontente, você brilha e me agrada e é amado e desejado até que eu tenha vergonha de mim mesmo e me rejeite e escolha você, e assim não agradará a você ou a mim exceto você.

Assim, a minha confissão na tua presença, meu Deus, é feita silenciosamente e não silenciosamente; Ele se cala diante do barulho das palavras, clama por carinho. Porque não posso nem dizer uma boa palavra aos homens se vocês não a tivessem ouvido primeiro de mim, nem poderiam ter ouvido algo assim de mim antes de me terem dito” (Agostinho de Hipona, As Confissões, X, II , 2).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Perdoa os nossos corações teimosos” (Bar 1,19).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos