NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

At 1,12-14; Sl(Lc) 1,46-55; Lc 1,26-38

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38).

O Evangelho de hoje nos leva a refletir sobre o SIM de Maria diante do projeto de Deus, pois ela uma simples jovem soube corresponder aquilo que Deus queria dela, que era ser mãe do salvador da humanidade. Ela falou “sim” mesmo correndo todos os riscos de ser abandonada por José, ser apedrejada, pois naquela época a mulher engravidar antes do casamento era condenada a morte, no entanto, ela como mulher decidida, sem medo e confiando em Deus se torna mãe daquele que salvou o mundo. Nós, ao seu exemplo, devemos ouvir o chamado de Deus em nossa vida e responder “sim” com coragem e determinação, sem medo, sem temer as contrariedades que virão nos afligir tentando nos fazer desistir daquilo que Deus quer de nós.

(José William Rocha – Seminarista do 1º ano de Teologia / Diocese de Floriano-PI).

REFLEXÃO

1.Como acolho a expressão “Não tenhas medo”?

2. De que modo respondo meu SIM para o fortalecimento da Igreja?

LEITURA ESPIRITUAL

 Depois que o filho lhe foi prometido, ele perguntou como isso poderia acontecer, já que não conhecia homem algum. Na verdade, ela só conhecia uma maneira de conceber e dar à luz. Embora não o tivesse experimentado pessoalmente, aprendi com outras mulheres – a natureza é repetitiva – que o homem nasce de homens e mulheres. O anjo respondeu-lhe: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; Portanto, todo aquele que nascer de você será santo e será chamado Filho de Deus. Depois destas palavras do anjo, ela, cheia de fé e tendo concebido Cristo antes na mente do que no ventre, disse: Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a tua palavra. Que se cumpra, disse ele, que uma virgem conceba sem o sêmen do homem; nasça do Espírito Santo e de uma mulher virgem na qual a Igreja, também virgem, renascerá do Espírito Santo. Que aquele santo que nascerá de mãe humana, mas sem pai humano, seja chamado Filho de Deus, pois convinha que aquele que de maneira admirável nasceu de Deus Pai, sem mãe, se tornasse filho do homem; Desta forma, nascido naquela carne, quando era pequeno, saiu de um ventre fechado, e na mesma carne, quando era grande, já ressuscitado, entrou por portas fechadas. (Santo Agostinho, Sermão 215, 4).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Ave, Maria, cheia de graça: o Poderoso fez grandes coisas por ti” Lc 1,28; 1,49)

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos