Is 7,1-7; Sl 79(80),9.12-16.19-20; Fl 4,6-9; Mt 21,23-43

“Arredará a vinha a outros vinhateiros” (Mt 21,41).

O Evangelho nos leva a entender que muitas das vezes nos sentimos proprietários da obra criadora de Deus. Esporadicamente não só nos falta sensibilidade suficiente para reconhecer a bondade e generosidade de Deus e mostrar-lhe gratidão, mas coibimos a Deus até mesmo os frutos da justiça, da paz, da solidariedade. Tendemos a nos fechar em nosso amor próprio, nosso egoísmo.

A parábola é um canto ao amor e cuidado de Deus por todo o seu povo e uma denúncia da dureza de coração nosso coração. No fundo, há sempre um chamado amoroso de Deus, que escuta e responde ao clamor dos oprimidos. O soar de uma nova guerra no mundo, a violência destacada no tempo presente é o marco de que nos sentimos “Senhores” do mundo e da vida. Nossa atitude, nesse momento, deverá ser de nos revestir com um sentimento de humildade, de penitência e nos tornarmos sementes de uma vida nova.

.

REFLEXÃO

1.Como tenho cuidado da “vinha” do Senhor?

2. Sinto-me corresponsável na propagação do bem e defesa da vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Venha, verdadeira luz. Venha, vida eterna. Venha, mistério oculto. Venha, tesouro escondido. Venha, realidade indescritível. Venha, pessoa inconcebível. Venha, alegria incomensurável. Venha, luz sem pôr do sol. Vinde, verdadeira esperança dos que serão salvos. Venha, desperte aqueles que dormem. Venha, ressurreição dos mortos. Venha, onipotente, com vontade, renove e transforme todas as coisas. Venha, invisível, intangível e impalpável. Venha, você que não muda nem se move e a cada momento nos visita e vem até nós que jazemos no inferno, você que está nas alturas. Venha, altamente desejado e continuamente repetido, inefável e indizível. Venha, alegria eterna. Venha, coroa imperecível. Venha, divina púrpura e nosso rei. Venha, cinto límpido, gravado com pedras preciosas. Venha, conselheiro certo, roxo e soberano. (Simeão, o Novo Teólogo, Invocação ao Espírito Santo).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Somos a tua vinha e o teu povo, Senhor, tem piedade de nós.”

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos