SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA, BISPO E MÁRTIR

Rm 1,16-25; Sl 18(19A),2-5; Lc 11,37-41

“Antes daí esmola do que vós possuís, e tudo ficará puro para vós.” (Lc 11,41).

No evangelho de hoje, Jesus exorta aos fariseus de que não é o bastante cumprir ritos externos sem uma profundidade de espírito, ou seja, sem encaminhar todas as ações para Deus. Ao cristão não é concebível viver na hipocrisia, mas deve ter uma vida transparente onde suas obras manifestem a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. É preciso, pois, viver pela fé, como nos ensina São Paulo, e nesta vivência as ações e obras devem ser manifestação daquilo que se tem como intimidade com Cristo.

Que a exemplo de Santo Inácio de Antioquia tenhamos um coração aberto à vontade de Deus, e nossa vida e ações manifestem essa vivência, até mesmo doando a própria vida se preciso for.

(Denilson de Souza Vieira – Seminarista do 1º ano de Teologia / Diocese de São Raimundo Nonato-PI).

REFLEXÃO

1. Como consigo aprofundar minha experiência de fé?

2. Sou preso às normas da fé de forma rígida?

LEITURA ESPIRITUAL

Estes foram, e muitos mais sobre estes, os ensinamentos que Inácio, no caminho, deu com as suas obras, tal como um sol que nasce do Oriente e corre para o Ocidente. E Inácio ainda pode ser considerado mais brilhante que o próprio sol, porque ele corria de cima trazendo luz sensível, mas Inácio brilhava de baixo, infundindo nas almas luz inteligível. Que, por outro lado, ao chegar às partes do Ocidente, se esconde e nos traz a noite imediatamente; mas este, quando chegou às partes ocidentais, levantou-se dali com mais esplendor depois de ter feito os maiores benefícios a todos que encontrou no seu caminho. E assim que entrou na cidade de Roma, ensinou-lhe também uma filosofia divina. Porque foi esse o propósito pelo qual Deus permitiu que Inácio terminasse ali a sua vida, a saber: para que a sua morte fosse uma escola de religião para todos os que viviam em Roma (João Crisóstomo, “Panegírico em honra de Santo Inácio”, in Apostólica Padres, Biblioteca de Autores Cristãos, Madrid 21968, p. 626).

AÇÃO

Viva a Palavra “Amai a unidade, fugi das divisões, sede imitador de Jesus Cristo” (Santo Inácio de Antioquia).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos