SÃO LUCAS, EVANGELISTA

2Tm 4,10-17b; Sl 144(145), 10-13ab.17-18; Lc 10,1-9

“Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!s.” (Lc 10,4-5).

A liturgia de hoje é uma liturgia de esperança. Quando Jesus envia esses 72 discípulos, ele não quer outra coisa senão que a paz alcance a todos, é verdade que alguns não aceitaram e não aceitam até hoje, mas a paz que foi enviada ela permanece na missão. Na afirmação feita pelo Senhor: “Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós”, significa dizer que mesmo em meio as dificuldades, a paz estará com aqueles que anunciam o Evangelho, pois a paz é o próprio Cristo. E não importa se alcançaremos muitas ou poucas pessoas, importa que estaremos por Cristo, com Cristo e em Cristo, essa é a alegria da missão. Permaneçamos na missão.

(Danilo Tavares – Seminarista do 1º ano de Teologia / Diocese de Bom Jesus-PI),

REFLEXÃO

1. Tenho tido perseverança na oração pelas vocações?

2. Transmito sentimentos de paz nos lugares em que estou presente?

LEITURA ESPIRITUAL

 […] Desde os tempos antigos tenho ardido de desejo de meditar na tua lei e “nela te confessar o meu conhecimento e a minha inexperiência, os primeiros frutos da tua iluminação e as relíquias das minhas trevas”, até que a fraqueza seja devorada pela força. […]

Que as tuas Escrituras sejam as minhas castas delícias: nem me enganarei nelas, nem enganarei outros com elas. Preste atenção, Senhor, e tenha compaixão; Senhor, meu Deus, luz dos cegos e força dos fracos e depois luz dos que vêem e força dos fortes, atende a minha alma, que clama das profundezas, e ouve-a. Porque se eles não estivessem ainda no fundo dos seus ouvidos, para onde iríamos, onde choraríamos? […]

            […] Dê-me espaço para meditar sobre os meandros da sua lei e não queira fechá-la contra quem pressiona, porque não foi em vão que você quis que fossem escritos os segredos obscuros de tantas páginas. Ou será que essas florestas não têm seus veados, que eles se alojam nelas, e se reúnem, e andam, e pastam, e descansam, e ruminam? Oh Senhor, aperfeiçoe-me e revele-os para mim. Veja que sua voz é minha alegria; sua voz sobre todo fluxo de delícias. Dê-me o que eu amo, porque eu já amo, e este é o seu presente. Não abandones os teus dons nem desprezes a tua erva sedenta (Agostinho de Hipona, Confissões, XI, 2,2ss).

AÇÃO

Viva a Palavra “Naturalidade, sinceridade, alegria: condições indispensáveis, no apóstolo, para atrair as pessoas” (Sulco, Josemaria Escrivá).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos