SANTO ANTONIO DE SANT’ANA GALVÃO
Rm 6,12-18; Sl 123(124),1-3.4-6.7-8; Lc 12,39-48
“Estejam preparados, pois na hora em que vocês menos esperam, o Filho do Homem virá.” (Lc 12,40).
No Evangelho de hoje, as exortações de Jesus são dirigidas aos seus discípulos trazendo à luz a responsabilidade àqueles que ocupam funções na comunidade e em outras instâncias. Para Jesus, o verdadeiro discípulo não deve ter a atitude de apenas estar à espera do Senhor que vai chegar, mas dever ser aquele ou aquela que permanece fiel ao que prometeu, até a volta do Senhor: “Lembrem-se disso” (v. 39a). Estar certo de que o Senhor voltará requer um discernimento que somente é possível através da razão e da fé como fonte de direcionamento para nosso caminho. Contudo, entendamos que o conhecimento não é tudo, mas é a condição essencial para estar pronto o tempo que for necessário. Estejamos vigilantes na fidelidade da missão que recebemos porque “daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido” (Lc 12,48).
REFLEXÃO
1. Tenho a atitude de procrastinar frente a missão recebida?
2. Como me mantenho atento aos compromissos cotidianos?
LEITURA ESPIRITUAL
“As coisas velhas já passaram; eis que faço novas todas as coisas” (2 Cor 5, 17). O significado destas palavras é claro: os homens, pela fé em Cristo, abandonam o peso dos seus pecados como se despissem uma roupa velha; libertos do erro, eles são iluminados pelo Sol da justiça e assim vestidos com uma vestimenta completamente nova e resplandecente, uma vestimenta real. A graça de Deus irrompeu: é como se Ele tivesse criado de novo as almas, as refizesse por dentro, transformando não só a sua natureza, mas a sua vontade.
Portanto, todos juntos, vocês que já são batizados há muito tempo e acabam de receber este dom do Senhor, ouçamos a exortação do apóstolo que nos diz: “As coisas velhas já passado, eis que faço novo tudo.” Esqueçamos todo o nosso passado. Já que agora nos tornamos participantes de uma nova vida, esforcemo-nos por transformar todo o nosso ser, a dignidade daquilo que habita em nós (João Crisóstomo, Quarta Homilia Batismal XII, 14-16).
AÇÃO
Viva a Palavra: “Nós, os que nos dedicamos a Deus, nada perdemos.” (Josemaria Escrivá, Sulco 21).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.