COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

Jó 19,1.23-27a; Sl 22(23),1-3.4.5.6; 1Cor 15,20-24a.25-28; Lc 12,35-40

Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.” (Lc 12,40).

Celebramos hoje a comemoração e memória dos fiéis defuntos. Elevemos a Deus nossa gratidão pelas pessoas que Ele colocou ao nosso lado e que foram expressão de sua presença amorosa nesse mundo e que nos precedem na glória eterna. Por outro lado, estejamos continuamente nos preparando para nosso encontro definitivo com o Senhor, na glória dos céus, porque esse dia chega quando menos esperamos. Frente a brevidade da vida nesse mundo, o Evangelho já nos alerta a viver bem a cada dia, com alegria, com responsabilidade ao lado das pessoas que fazem parte da nossa história, certos de que ao morremos o Senhor nos perguntará se fomos felizes e fizemos alguém feliz nessa vida e “poder dizer, no fim da vida, ‘eu sempre amei’” (Chiara Lubich).

REFLEXÃO

1. Encaro a experiência da morte como algo natural?

2. De que maneira tenho me preparado para o encontro definitivo com o Senhor?

LEITURA ESPIRITUAL

Senhor, Senhor Jesus, tu és a vida eterna da verdadeira e eterna pátria, já que a proporcionaste para nós.

Você é a lâmpada da casa do pai que ilumina suavemente, você é o sol da justiça na terra, você é o dia que nunca acaba, você é a estrela da manhã. Só você é o templo, o sacerdote e a vítima.

Só você é o rei e o chefe, o Senhor e o professor; Você é o caminho da unificação, você é a primavera e a paz, você é a doçura infinita. Lá todos aqueles que te pertencem te seguem, e você está sempre lá, você nunca sai, você conduz a casta dança sobre os prados da alegria…

Portanto, quando despertar em nós a saudade da vida eterna, da verdadeira pátria, da comunhão com todos os santos lá em cima na cidade que está nas altas montanhas, então devemos nos tornar humildes pequeninos na casa daqui de baixo. Senhor, devemos suportar a aflição juntamente com a nossa dolorosa Mãe, a Igreja (Quodvultdeus de Cartago, citado em K. Rahner, Mater Ecclesiae, Milão 1972, p. 108).

AÇÃO

Rezemos pelos mortos: Dá-lhes, Senhor, o descanso eterno; deixe uma luz perpétua brilhar sobre eles. Descanse em paz- Amém.”

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos