31ª SEMANA DO TEMPO COMUM

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

Ez 47,1-2.8-9.12; Sl 45(46),2-3.5-6.8-9; Jo 2,13-22

Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (Jo 2,16).

Na liturgia de hoje celebramos a festa da Dedicação da Basílica do Latrão, Catedral de Roma. Por esse motivo, somos convidados a refletirmos sobre a Igreja, que é templo sagrado, templo vivo do Senhor, onde nos encontramos em nossas paróquias, comunidades de comunidades, mas sobretudo uma reflexão sobre nós, templos santos do Senhor, membros da Igreja. O Evangelho de hoje nos fala dos espaços sagrados de nossas Igrejas e o respeito por este templo do Senhor. O templo sempre será um lugar sagrado. Jesus sabia exatamente que o templo do Senhor, a Igreja, é lugar de oração. No entanto, ao longo dos anos o templo ficou sendo utilizado como local de comércio, protestos políticos e outros eventos sociais. A reação de Jesus se refere ao significado e respeito por aquilo que é sagrado. E lembremos que somos templo do Senhor (1Cor 6,19).

(Francisco Hélio Silva Garcia – Seminarista do 4º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

Reflexão

  1. Através desta liturgia, possamos nos perguntar: estamos respeitando os espaços sagrados?
  2. Nossas intenções têm sido somente práticas religiosas ou estamos usando este espaço sagrado para outras práticas indevidas?

LEITURA ESPIRITUAL

A liturgia renovada enfatiza mais claramente o significado da construção da Igreja como sinal visível do único templo verdadeiro que é o corpo pessoal de Cristo e o seu corpo místico, isto é, a Igreja como esposa e mãe, que celebra o culto em determinado local em espírito e em verdade (cf. Jo 4,23; At 2,46ss). Acima da sacralização do espírito material, somos encorajados a apreender no Cristo-homem-Deus a verdadeira sacralidade que é comunicada por ele a todo o povo santo e sacerdotal, batizado e confirmado no Espírito, unidos na única oblação ao sumo e eterno sacerdote (Hb 10:14). […]

A casa do povo de Deus, no que diz respeito ao estrutura, decoro e funcionalidade, é algo que todos os crentes devem levar a sério, porque em eles renascem para a vida divina e nela serão abençoados para o seu último êxodo pascal rumo à pátria. É a casa de todos e como tal deve ser cuidado e guardado com amor; também na sua aparência externa, o que é um sinal de nossa pureza interior (Conferência Episcopal Italiana, Rito della dedication di una chiesa, Indicazioni pastorali, Roma 1981, 12-14).

AÇÃO

Viva a Palavra: “Não esqueças que és templo de Deus. – O Paráclito está no centro da tua alma: ouve-O e segue docilmente as Suas inspirações.” (Josemaria Escrivá, Caminho, nº 57).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos