SÃO LEÃO MAGNO, PAPA E DOUTOR DA IGREJA

Rm 15,14-21; Sl 97(98),1-2.3-4; Lc 16,1-8

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.” (Lc 1,8).

O Evangelho de hoje traz uma parábola que trata da administração dos bens e que só existe no evangelho de Lucas. Não se trata, de um louvor ao trabalho maçante que comete o administrador. O que Jesus manifesta com seu exemplo é una queixa pela habilidade em solucionar os assuntos deste mundo e a falta de uma verdadeira criatividade dos filhos da luz na construção do Reino de Deus: “E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes” (Lc 16,8).  Tudo isso nos mostra – mais uma vez! – que o coração do homem continua tendo os mesmos limites e pobrezas de sempre. Na atualidade falamos de tráfico de influências, de corrupção, de enriquecimentos indevidos, de falsificação de documentos… Mais ou menos como na época de Jesus. (1Cor 6,19).

(Cleiton José Pereira Alves – Seminarista do 4º ano de Teologia / Diocese de Parnaíba-PI).

Reflexão

1 – Por acaso pensamos que podemos enganar a Deus com nossas aparências, com nossa mediocridade como cristãos?

2 – E, ao falar de astúcia, teríamos também que falar de interesses. Estamos interessados realmente no Reino de Deus e sua justiça?

LEITURA ESPIRITUAL

Desperta, ó homem, e reconhece a dignidade de tua natureza! Lembre-se de que você foi criado à imagem de Deus, imagem que, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo! Faça bom uso das criaturas visíveis, assim como você faz uso da terra, do mar, do céu, do ar, das nascentes e dos rios, e de tudo de admirável e belo que existe, traga-o para seu louvor e para a glória do O Criador. Não se consagre a esta estrela luminosa que encanta pássaros e cobras, feras e animais domésticos, moscas e vermes. Que os seus sentidos se deixem acariciar pela luz sensível e, com todas as forças do seu espírito, abracem esta verdadeira luz “que ilumina todo homem que vem a este mundo”, e da qual o profeta diz: “Aproxime-se dela e você será iluminado e não haverá vergonha em seus rostos.” Se, de fato, somos o templo de Deus, e se o Espírito de Deus habita em nós, o que cada fiel carrega em sua alma tem mais valor do que aquilo que admira no céu. (São Leão Magno, Homilía sobre la dignidade del cristiano).

AÇÃO

Viva a Palavra e medita hoje nesta frase de São Leão, o Grande: “Reconhece, cristão, a tua dignidade”.

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos