Sb 1,1-7; Sl 138(139),1-3.4-6.7-8.9-10 (R. 24b); Lc 17,1-6
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17,5)
Se por um lado os escândalos são inevitáveis, por outro, ninguém é obrigado a lhes dar lugar. Entre os cristãos, seria escandaloso, por exemplo, guardar ódio do irmão, corrigi-lo sem caridade, fechar a cara a quem pede perdão… O escândalo da divisão é o mais comum em nosso tempo e o maior inimigo da evangelização. Parece obra impossível viver à risca o mandamento de Jesus, mas só quando confiamos em nossas próprias forças. A fé, no entanto — essa invisível e poderosa ação de Deus em nós — torna inevitável amar sempre!
(Pe. Igor Etevan Torres Almeida – Vice-Reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus / Arquidiocese de Teresina-PI)
REFLEXÃO
1) Sou motivo de escândalo para alguém próximo de mim? E para os que estão sob meus cuidados?
2) Peço a Deus cada dia uma fé que se transforme em amor verdadeiro e resistente?
LEITURA ESPIRITUAL
“O ser humano tem uma vida nobre, muito sensível, e possui um “eu” recôndito não menos importante que o seu ser físico. Com efeito, para ofender a inocência de uma criança, basta uma frase inoportuna. Para ferir uma mulher pode bastar um gesto frio. Para espezinhar o coração de um jovem é suficiente negar-lhe a confiança. Para aniquilar um homem basta ignorá-lo. A indiferença mata. É como dizer de outra pessoa: «Tu estás morta para mim», porque a mataste no teu coração. Não amar é o primeiro passo para matar; e não matar é o primeiro passo para amar.” (Papa Francisco)
AÇÃO
Viva a Palavra e medite: Hoje, ao fim do dia, farei um exame de consciência sobre o que disse e fiz diante dos outros.
Bom dia para você e sua família!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.