SANTA ISABEL DA HUNGRIA

Sb 13,1-9; Sl 18A(19),2-3.4-5; Lc 17,26-37

“Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la ”. (Lc 17,33)

O ser humano é convidado a ter fidelidade a Deus, isso “é um estilo de vida, um modo de ser”. O coração fiel a Deus não se refere apenas a um sentimento passageiro, momentâneo, causador de lágrimas, mas a própria pessoa, ela mesma por inteira. Quando ela se desvia do tesouro principal ela se entrega e se divide, muda-se de rota, perde-se no percurso, sua vontade perfeita se dilui no pensamento imperfeito. Torna-se capaz de vender a história, a vocação, a lealdade, o chamado por um “bem” passageiro. Aliás, nesta ocasião, retornar aquele primeiro homem que foi capaz de deixar, mas não vendeu, foi capaz de se distanciar, mas não de se afastar. Ser fiel, portanto, antes de ser coerente com a instituição, com a comunidade, com alguém que depositou a confia em nós, é ser fiel a si mesmo e ao chamado de Deus. Por fim, devemos viver a fidelidade na presença do Senhor.

(Oveslando Silva Lima – Seminarista do 3º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina)

REFLEXÃO

1) Procura ser vigilante na expectativa da vinda do Reino de Deus?

2) Consigo fazer a experiência de abrir mão de algumas coisa para viver a missão?

LEITURA ESPIRITUAL

A morte dá lições para a vida. Ensina-nos a viver com o necessário, desprendidos dos bens que usamos, mas que dentro de um tempo teremos que deixar; levaremos conosco, para sempre, o mérito das nossas boas obras.

A incerteza do nosso encontro definitivo com Deus anima-nos a estar vigilantes, como quem aguarda a chegada do seu Senhor, cuidando com esmero exame de consciência, com contrição verdadeira pelas fraquezas desse dia; aproveitando bem a Confissão frequente para limpar a alma mesmo dos pecados veniais e das faltas de amor.” (FERNANDEZ-CARVAJAL, Francisco. Falar com Deus – meditações para cada dia do ano. São Paulo: Quadrante. 2005. Vol 5, p. 405).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “Quem tentar salvar a sua vida, perdê-la-á, mas quem a perder, Ele vai salvá-la.” (Lc 17, 33).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos