DIA MUNDIAL DOS POBRES

Pr 31,10-13.19-20.30-31; Sl 127(128),1-2.3.4-5ab; 1Ts 5,1-6; Mt 25,14-30

Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. (Mt 25,29)

No Evangelho de hoje, o Senhor nos ensina da necessidade de correspondemos à graça de Deus numa atitude de esforço durante toda a nossa vida. Oportunidade é a palavra que podemos destacar fazendo referência às atitudes de três homens diante do convite que o seu patrão de que cuidassem dos seus bens. O servo, inativo e com medo, tem uma ideia do dono: a de que Ele é um homem duro que colhe onde não semeou. Nesta mentalidade existe apenas a realidade do medo sem querer correr riscos. Contudo, Jesus convida-nos a mudar nossa mentalidade: sair do medo e da acomodação à perspectiva do amor. Aproveitemos das inúmeras oportunidades para fazer o bem, de sermos solidários, de vivermos a cada momento e situação de nossa vida como graça divina… de vivermos bem.

REFLEXÃO

1) Tenho facilidade de manifestar atitudes ousadas e corajosas frente os desafios da vida?

2) Sei aproveitar das oportunidades que a vida me oferece a cada instante?

LEITURA ESPIRITUAL

O servo que recebeu um único talento, saiu, cavou um buraco no chão e o escondeu, deveria ter dado o dinheiro do seu Senhor aos banqueiros e retirado, com os juros correspondentes, quando voltasse. A mesa dos banqueiros é a Escritura divina, onde foi depositado o pão da Palavra que nutre as pessoas e em torno do qual os cristãos se sentam para se saciarem espiritualmente.

Quem confia a sua fé neste banco, a verá multiplicada. Assim como o dinheiro aumenta ao investi-lo, o mesmo acontece com a fé em Cristo Jesus: se a mantivermos passivo no coração, ela definhará e diminuirá até se extinguir. Por outro lado, se o exercemos através das Escrituras, estimulamo-lo com a ajuda de pregações assíduas e de leituras meditadas, se o rezamos e o vivemos com boas obras em favor dos nossos irmãos, especialmente dos mais necessitados, não só multiplicar-me-ei, mas não deixarei de crescer ao longo da vida (homilia anônima sobre a parábola dos talentos, na PG 56.941).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.” (1Ts 5,6).

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos