APRESENTAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

Zc 2,14-17; Sl (Lc) 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55; Mt 12,46-50

Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50)

No Evangelho de hoje, aprendemos que a família de Jesus não é definida pelo sangue, mas sim pela obediência à vontade de Deus. A Virgem Maria é um exemplo perfeito disso. Ela fez a vontade de Deus em tudo, desde a Anunciação até a morte e ressurreição de Jesus. Ela é a mãe de Jesus, mas também é a mãe espiritual de todos nós. Ela é a “bem-aventurada” Virgem Maria, porque ela é a mais abençoada de todas as mulheres. Que possamos seguir o exemplo da Virgem Maria e fazer a vontade de Deus em nossas vidas. Que possamos ser irmãos e irmãs de Jesus, não por causa do sangue, mas por causa da nossa obediência a Deus. Que a Virgem Maria interceda por nós e nos ajude a sermos fiéis a Deus em todas as coisas.

(Francisco Sousa Macedo Júnior – Seminarista do 3º ano de Teologia / Arquidiocese de Teresina-PI).

REFLEXÃO

1) Só firme nos propósitos em que acredito e luto por eles?

2) Tenho clareza do que quero para minha vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus, para viver em conformidade com a sua maneira de viver: “Todo aquele que fizer a vontade do meu Pai que está nos céus, é que é meu irmão e minha irmã e minha mãe” (Mt 12, 50).

Os pais devem acolher e respeitar, com alegria e ação de graças, o chamamento que o Senhor fizer a um dos seus filhos, para O seguir na virgindade pelo Reino, na vida consagrada ou no ministério sacerdotal. (Catecismo da Igreja Católica, 2233).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: Maria, Mestra do Sacrifício escondido e silecnioso! – Vede-a, quase sempre oculta, colaborando com o Filho: sabe e cala.” (Josemaria Escrivá, Caminho, 509).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos