SANTA CECÍLIA, virgem e mártir

2Mc 7,1.20-31; Sl 16(17),1.5-6.8b.15; Lc 19,11-28

“A todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem.” (Lc 19,26)

Jesus nos ensina com a parábola das minas que, mesmo que o Reino de Deus já tenha começado, a manifestação plena e total dele tardará em chegar. Contudo, entendamos que pelo tempo que resta é necessário que trabalhemos com os meios e as forças que o Senhor nos oportuniza e com as graças que nos é dada para merecermos. Aproveitemos das oportunidades da vida que recebemos do Senhor com o intuito de que em Cristo todas as coisas sejam renovadas, pois está é a tarefa que recebemos, “Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim (Ap 22,12-13).

REFLEXÃO

1) Consigo aproveitar bem das oportunidades?

2) Tenho pautado minha vida pelo agir coerente dos ensinamentos de Jesus?

LEITURA ESPIRITUAL

Avante, santos de Deus, crianças e jovens, homens e mulheres, homens e mulheres solteiros. Continue com perseverança até o fim. Louve ao Senhor com tanto mais doçura quanto mais intensamente você pensa nele. Espere nele com tanto mais felicidade quanto maior for o zelo com que você o serve. Que o seu amor por ele seja tanto mais ardente quanto maior for o cuidado que você tiver em agradá-lo. Com os lombos cingidos e as lâmpadas acesas, esperem pelo Senhor quando Ele voltar das bodas. Nas bodas do Cordeiro cante um cântico novo, acompanhando-se com suas cítaras. Certamente, este cântico não será o mesmo que será cantado por toda a terra, a quem é dito: “Cantai ao Senhor um cântico novo; cantai ao Senhor toda a terra” (Sl 95,1). Será uma música que ninguém poderá cantar, exceto você. (Agostinho de Hipona, A virgindade consagrada, 117.)

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: Criaste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em ti.” (Santo Agostinho, Confissões, I, I, 1. PL 32,661).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos