1Mc 2,15-29; Sl 49(50),1-2.5-6.14-15; Lc 19,41-44

Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! (Lc 19,42)

O Evangelho nos coloca diante da atitude de Jesus que ao aproximar-se de Jerusalém expressa seu lamento, certo de que tudo aquilo que Ele tem feito poderia ser acolhido como sinal da bondade de Deus para salvaguardar a vida do seus. Assim, fazendo uma leitura da realidade atual em que vivemos podemos imaginar que, ainda hoje, Jesus chora, expressa seu lamento frente à indiferença a tantas coisas boas presentes nas propostas que Ele tem para o homem e a mulher da sociedade contemporânea e não é acolhida. O lamento de Jesus ecoa o desejo divino de favorecer à humanidade um mundo mais justo e humano, onde permeia a paz, a solidariedade, onde é erradicada a fome e a pobreza, a violência, o suicídio, a depressão e tantos outros males. Acolhamos os ensinamentos do Senhor! Caminhemos para as aguas mais profunda da fé.

REFLEXÃO

1) Tenho feito um juízo crítico da realidade atual ou fico acomodado(a)?

2) Percebo os sinais de vida nas minha ações cotidianas?

LEITURA ESPIRITUAL

“Converter-se” significa seguir Jesus, acompanhá-lo, no seu caminho. Consiste, essencialmente, nesta decisão, em que o homem deixa de ser o seu próprio criador, deixa de procurar apenas a si mesmo e a sua autorrealização, e aceita a sua dependência do verdadeiro Criador. Fundamentalmente, só existem estas duas possibilidades: a autorrealização, na qual o homem tenta criar-se para possuir o seu ser completamente para si, e a opção da fé e do amor. Esta opção é, ao mesmo tempo, a decisão a favor da verdade. Porque somos criaturas, não somos criaturas de nós mesmos; somente se “perdermos” a vida poderemos ganhá-la. (J. Ratzinger)

 

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.” (Sl 49(50),23b).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos