SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, virgem e mártir

1Mc 6,1-13; Sl 9A(9),2-3.4 e 6.16b e 19; Lc 20,27-40

“Serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.” (Lc 20,36)

Tentando colocar Jesus em situação difícil, os saduceus o interpelam sobre questões temporais frente as eternas, unicamente com o desejo de contradizê-lo: “Uma mulher casou com sete irmãos…Na ressurreição, ela será esposa de quem?” (Lc 20,33) No entanto, o Senhor responde reafirmando a existência da ressurreição falando que “vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram (Lc 20,35-36). As palavras de Jesus nos chamam atenção para que entendamos a vida para além da passageira vida presente. Tenhamos em nossa mente a disposição de viver o tempo presente, mas vislumbrando as coisas futuras, como assim propõe São Paulo: “Esforçai-vos por alcanças as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus (Cl 3,1).

REFLEXÃO

1) Vivo preso(a) às coisas passageiras de maneira exacerbada?

2) De que forma tenho feito o esforço de buscar as coisas de Deus?

LEITURA ESPIRITUAL

Para o homem, esta consumação será a realização final da unidade do género humano, querida por Deus desde a criação e da qual a Igreja peregrina era “como que o sacramento” (643). Os que estiverem unidos a Cristo formarão a comunidade dos resgatados, a «Cidade santa de Deus» (Ap 21,2), a “Esposa do Cordeiro” (Ap 21,9). Esta não mais será atingida pelo pecado, pelas manchas (644), pelo amor próprio, que destroem e ferem a comunidade terrena dos homens. A visão beatífica, em que Deus Se manifestará aos eleitos de modo inesgotável, será a fonte inexaurível da felicidade, da paz e da mútua comunhão. (Catecismo da Igreja Católica, nº 1045).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele.” (Lucas 20,38).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos