NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO – SOLENIDADE

Ez 34,11-12.15-17; Sl 22(23),1-2a.2b-3.5-6; 1Cor 15,20-26.28; Mt 25,31-46

“Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40)

A festa Cristo, o Rei, nos ajuda a compreender que estamos no tempo favorável da salvação, onde tudo depende da disponibilidade para aceitar o convite de Deus, por meio do Seu Filho. Concluindo o ano litúrgico, duas parábolas centram nossa vida na participação da alegria em Deus: na primeira, quando o esposo chega, as cinco virgens previdentes fazem festa com ele; na segunda, quando o patrão volta, os dois empregados fazem festa com ele; e Jesus quer fazer festa conosco quando Ele vier na sua glória! O critério para que participemos da festa é saber o que fizemos para Cristo na pessoa do irmão que sofre. Jesus na figura do bom pastor, não deixa que endureçamos o coração, mas que estejamos atentos às pessoas que permeiam nossa vida.

REFLEXÃO

1) Tenho sido solidário(a) com as pessoas que sofrem?

2) Concluo o ano litúrgico certo de ter dados passos importante na fé e no compromisso na Igreja?

LEITURA ESPIRITUAL

Quanto a nós, só estas duas pede o Senhor: amor de Deus e amor do próximo. Nisso devemos trabalhar. Guardando-as com perfeição, fazemos sua vontade. […] O mais certo sinal, a meu ver, para verificar se guardamos esses dois pontos com perfeição é a observância generosa da caridade fraterna. Com efeito, não temos certeza do nosso amor a Deus, conquanto haja grandes indícios por onde se entende que O amamos. O amor ao próximo logo se conhece. E convertei-vos: quanto mais adiantadas estiverdes no amor ao próximo, tanto mais estareis no amor de Deus quereis saber a razão? É tão grande o amor de Deus para com os homens que, em paga do amor que tivermos a ele, Sua Majestade fará crescer por mil maneiras o amor que temos a Ele. Não posso duvidar. (Santa Teresa de Jesus. Castelo interior ou morada, 5,3, 7-8).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.” (Sl 22(23),1).

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos