Dn 1,1-6.8-20; Sl (Dn) 3,52.53-54.55.56-57; Lc 21,1-4

A viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver. (Lc 21,4)

Muitas vezes podemos, eventualmente, fazer uma leitura superficial das coisas, das situções e do agir das pessoas. No Evangelho de hoje, Jesus ensina-nos duas atitudes importantes: de apredermos a ler a vida e as ações humanas a partir do interior dos corações, considerando o significado autêntico de cada gesto, palavra e ação. Segundo, agindo de modo mais reflexivo, chegamos à compreensão de que o importante é doar-nos, dar a nossa vida em prol de algo na comunidade, no nosso local de trabalho, na familia e aonde estivermos não de qualquer jeito, com má vontade, como sobra, mas com gratuidade, com generosidade e dedicação.

REFLEXÃO

1) Consigo perceber a simplicidade e autenticidade de alguém que sabe doar-se?

2) Sou capaz de ofertar algo de mim de forma gratuita e generosa?

LEITURA ESPIRITUAL

Para que fique ao seu gosto o gentil presente de um pobre amigo, não leve em conta os ricos presentes que você me dá. Se não, o que eu poderia lhe dar em troca daqueles peixes que te fornecem com a abundância das suas ondas a praia vizinha, admirável na aparência e único na sua beleza?

Mas para mim, nos baixios pedregosos do mar profundo o molusco cresce esparso na escuridão das algas. Para compartilhar com você, te mando dezesseis conchas perfumadas com o néctar do mar, que preenche(m) uma entranha muito doce com seu núcleo bicolor.

Que você os aceites de boa vontade, eu imploro, e não os rejeite por causa de seu pouco valor,

bem, eles são pequenos se você os comparar com a grandeza do meu amor. (São Paulino de Nola).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “A esmola não consiste em dar pouco do muito que se tem, mas em fazer como aquela viúva, que deu tudo o que tinha.” (São João Crisóstomo, In Hebraeos, 1,4).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos