SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO

Rm 10,9-18n 5,1-6.13-14.16-17.23-28; Sl 18(19A),2-3.4-5; Mt 4,18-22

Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. (Mt 4,20)

O Evangelho de hoje fala que os discípulos com rapidez deixaram tudo. A rapidez com que os primeiros discípulos de Jesus seguiram o seu mestre também merece atenção especial. Dizer prontidão significa superar a atitude de procrastinação que não nos deixar exercer nossa missão com eficácia e eficiência. Essa prontidão significa também a disponibilidade para estabelecer um alicerce forte e decisivo em Jesus e a ação evangelizadora, único objetivo da nossa vida, único destinatário da nossa própria entrega. Portanto, dizer prontidão significa ainda viver na radicalidade evangélica em comunidade, em fraternidade pois o Senhor os envia dois a dois em missão.

REFLEXÃO

1) Tenho ouvido de forma atenciosa o chamado de Deus?

2) Ajo de imediato ou tenho procrastinado para responder à minha vocação?

LEITURA ESPIRITUAL

Seguir o caminho significa exteriorizar-se, romper a crosta do egoísmo, que tenta nos encerrar em nosso próprio eu.

Colocar-se na estrada significa deixar de girar sobre si mesmo como se fôssemos o umbigo do mundo e da vida.

Colocar-se a caminho significa não nos deixarmos aprisionar no círculo de problemas do pequeno mundo ao qual pertencemos. Por mais importantes que sejam, a humanidade é maior e é precisamente esta humanidade que servimos.

Pegar a estrada não significa consumir quilômetros, cruzar oceanos ou atingir velocidade supersônica. Significa, acima de tudo, abrir-se aos outros, descobri-los, encontrá-los (Dom Helder Câmara).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “”Eu lhes darei linguagem e sabedoria.” (Lc 21,15).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos