Is 25,6-10a; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6; Mt 15,29-37

“Tenho compaixão da multidão… Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho.”  (Mt 15,32)

O Salvador Galileu, subiu a montanha, se assentou, uma numerosa multidão, em busca de curas, alento e da palavra, o seguiram e ele, os curou, consolou e salvou.

Em seguida, “Chamando os discípulos para si, o Cristo disse:” Tenho compaixão da multidão, porque está comigo há três dias e não tem o que comer,” tomou cinco pães e os peixes, depois de dar graças, partiu e entregou aos discípulos, e estes aos que tinham fome.

Jesus nos mostra que a missão de salvar almas, tem o acréscimo de cuidar das pessoas, providenciar e amar.

O apostolado é uma benção inspirada no próprio Filho de Deus, que nos ensina nesta lição de vinte séculos, que curar, e cuidar são missões complementares, do amor, que se instala e permanece para sempre na mente e nos corações, as pessoas guardam no coração o amor concedido neste pequenos embora grandiosos atos e gestos de providência, realizados pelos que tem o coração inundado de ternura e amor.

(Dr. Marcos Patrício Nogueira Lima – Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí e Procurador Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí).

REFLEXÃO

1) Tenho uma sensibilidade capaz de perceber os sofrimentos dos que convivem comigo?

2) De que maneira posso compartilhar minha vida, de forma solidária, com aquelas pessoas que necessitam de ajuda?

LEITURA ESPIRITUAL

Os milagres da multiplicação dos pães, quando o Senhor disse a bênção, partiu e distribuiu os pães pelos seus discípulos para alimentar a multidão, prefiguram a superabundância deste pão único da sua Eucaristia. O sinal da água transformada em vinho em Caná já anuncia a “Hora” da glorificação de Jesus. E manifesta o cumprimento do banquete das núpcias no Reino do Pai, onde os fiéis beberão do vinho novo tornado sangue de Cristo. (Catecismo da Igreja Católica, 1335).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “Tenho pena desta gente” (Mt 15,32).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos