SÃO JOÃO DA CRUZ

Is 41,13-20; Sl 144(145),1.9.10-11.12-13ab; Mt 11,11-15

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam.” (Mateus 11,12).

Aa palavras fortes do Evangelho de hoje, não querem ressaltar de uma violência com as pessoas, de uma força bruta intempestiva que gera conflitos e intolerâncias, quer seja de cunho religioso ou social senão de nos ajudar a entender que é uma força divina que nos coloca em um caminho de conversão, de mudança de vida e mentalidade e se traduz em fortaleza para combater nossas fraquezas, nossas misérias e infidelidades. Agindo assim, tenhamos coragem de abraçar o Evangelho de Cristo para adquirirmos forças e perseverança na luta contra o mal e permaneçamos em comunhão com os irmãos e irmãs e com Deus, pois “O Reino dos Céus não pertence aos que dormem e vivem dando-se todos os gostos, mas aos que lutam contra si mesmos” (Clemente de Alexandria) para evitar a propagação do mal.

REFLEXÃO

1) Diante dos desafios da vida procuro agir sempre com humildade?

2) Consigo manter-me em um caminho permanente de mudança de vida?

LEITURA ESPIRITUAL

Se João foi o primeiro a anunciar a penitência aos povos, dizendo: “Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 32), com razão se diz que, desde o seu tempo, o reino dos céus padece violência, e que são os que se violentam que o tomam. Devemos fazer grande violência de nós mesmos, nós que fomos engendrados na terra, para alcançar o trono dos céus e possuí-lo por uma virtude que não temos por natureza. (São Jerônimo, Catena Aurea, vol 1, pág 396).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “E onde não há amor, ponha amor, e o amor sairá…” (São Joao da Cruz, carta nº 27 a M. Maria da Encarnação).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos