LITURGIA DO DIA 19
Jz 13,2-7.24-25a; Sl 70(71),3-4a.5-6ab.16-17; Lc 1,5-25
“Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia.” (Lc 1,19).
Encontramos no Evangelho de hoje mais duas figuras importantes: Zacarias e Isabel. Eram justos e tementes a Deus, mas não tinham o filho que lhes era sinal de benção. No entanto, ambos sempre permaneceram firmes na fé e assíduos no Templo, servindo ao Senhor. No momento certo, Deus providenciou seu filho, João Batista, assim narra o texto bíblico: “Isabel engravidou e ficou cinco meses sem sair de casa. E disse: ‘Ao fazer isso Comigo, o Senhor apagou minha vergonha diante dos homens’” (vv. 1,24-25). Aprendamos a esperar sempre em Deus. Mesmo que por alguns momentos e situações as coisas não aconteçam como esperamos, permaneçamos perseverantes na missão e em nossos propósitos.
REFLEXÃO
1) Tenho uma fé capaz de sempre ir além com o desejo de responder à minha vocação?
2) Sou paciente, na confiança de que Deus pode prover as coisas no seu tempo certo?
LEITURA ESPIRITUAL
Como foi que Cristo veio? Apareceu como homem. E, porque era homem quase ao ponto de Deus estar escondido nele, foi enviado à sua frente um homem notável, para revelar que Ele, Cristo, era mais do que um homem. […] Quem era ele, esse que havia de dar testemunho da luz? Era um ser notável, este João, um homem de alto mérito, de graça eminente, de grande elevação. Admira-o, mas como se admira uma montanha, que permanece nas trevas enquanto não é envolvida pela luz, pois “ele não era a luz”. Não tomes a montanha pela luz […].
O que devemos, então, admirar? A montanha, mas como montanha. Eleva-te até Àquele que ilumina esta montanha, que é a primeira a receber os raios do sol, a fim de os reenviar para os teus olhos. […] Dos nossos olhos se diz também que são luz; e contudo, se não se acender a lâmpada à noite, se o sol não nascer durante o dia, os nossos olhos abrem-se em vão. João também foi trevas antes de ser iluminado e só se tornou luz por essa iluminação. Se não tivesse recebido os raios da luz, teria ficado nas trevas como os outros.
E onde está a própria luz, essa luz verdadeira “que ilumina todo o homem que vem a este mundo” (Jo 1,9)? Se ilumina todo o homem, também iluminava João, através de quem se queria manifestar. […] Ela vinha para inteligências enfermas, para corações feridos, para almas com olhos doentes […], para gente incapaz de a ver diretamente. Ela cobriu João com os seus raios e, proclamando que ele próprio fora iluminado, João deu a conhecer Aquele que ilumina, Aquele que aclara, Aquele que é a fonte de todos os dons.” (Santo Agostinho, Sermões sobre o Evangelho de S. João, n.º 2, §§ 5-7).
AÇÃO
Viva a Palavra e medite: “O Senhor ordena que os redimidos cantem um hino de vitória” (Santo Atanásio).
Bom dia para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.