LITURGIA DO DIA 20

Is 7,10-14; Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6; Lc 1,26-38

“Aqui está é serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (v. 38).

A intervenção divina, por meio de Jesus, abre nosso coração à vontade de Deus que nos propõe a aderir plenamente ao projeto de salvação por meio do sim de Maria, expresso nas palavras: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mi segundo a tua palavra”. O sim de Maria se torna uma luz para nossa salvação porque abre possibilidades; primeiro, para que respondamos de forma favorável aos apelos de Deus em nossa história de vida; segundo que, possamos aprender a ler os acontecimentos de nossa vida cotidiana na presença de Deus que salva.

REFLEXÃO

1) Consigo perceber a ação de Deus nos acontecimentos simples da vida?

2) Tenho conseguido estar aberto(a) aos desígnios de Deus?

LEITURA ESPIRITUAL

“Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Que isso seja feito em mim pela Palavra, segundo a tua palavra. Deixe minha carne se tornar carne segundo a sua palavra, a Palavra que já existia desde o princípio em Deus.

Que não seja uma palavra falada, porque passa; mas concebido, para permanecer. Coberto, mas não de ar, mas de carne. Que se cumpra comigo a tua palavra, não só para que a ouça com os ouvidos, mas também para que a toque com as mãos, a contemple com os olhos e a carregue nas costas.

Que a palavra não fique escrita e silenciosa em mim, mas encarnada e viva. Não desenhado com caracteres mudos em pergaminhos secos, mas vividamente impresso em forma humana em minhas castas entranhas; não pelos traços de uma caneta, mas pela obra do Espírito Santo.

 Em muitas ocasiões e de muitas maneiras, Deus falou antigamente aos nossos pais através dos profetas. As Escrituras nos dizem que alguns ouviram a Palavra, outros a proclamaram e outros a cumpriram, mas peço que isso seja feito em meu ventre segundo a tua Palavra. Não quero uma palavra que eu pregue ou declame. Quero uma Palavra que seja dada silenciosamente. Deixe-o encarnar pessoalmente e descer até mim corporalmente. (Bernardo de Claraval, Em louvor à Virgem Mãe, 4,11).

AÇÃO

Viva a Palavra e medite: “Aqui está a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos