2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16a; Sl 88(89),2-3.4-5.27.29 (R. 2a); Rm 16,25-27; Lc 1,26-38

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” (Lc 1,31)

O anúncio do Anjo a Maria consuma a expectativa e a promessa. A salvação chegará por meio de um nascimento. Como em cada nascituro, e no amor da mãe gestante, Deus esconde uma esperança. O nome diz a missão: JESUS – Deus Salvador. O sim de Maria é a resposta que cancela a negação de Eva a abre de novo as portas do Paraíso. A Anunciação é o primeiro ato daquela autodoação divina que culmina na Cruz e na Ressurreição, mas já será completa no Natal.

(Pe Igor Etevan Torres Almeida – Vice-Reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus /  Teresina-PI)

REFLEXÃO

1. Como vivi neste ano a graça do Advento?

2. Que atitudes de Maria me ajudarão a viver melhor o Natal?

LEITURA ESPIRITUAL

“Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra; profere a tua palavra e concebe a Palavra de Deus; dize uma palavra passageira e abraça a Palavra eterna.

Abre, ó Virgem santa, teu coração à fé, teus lábios ao consentimento, teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Ah! se tardas e ele passa, começarás novamente a procurar com lágrimas aquele que teu coração ama! Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela entrega a Deus, abre pelo consentimento. Eis aqui, diz a Virgem, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38).” (São Bernardo de Claraval)

AÇÃO

Reze um mistério do Terço “saboreando” as palavras da Ave Maria e meditando seu conteúdo.

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos