SANTÍSSIMO NOME DE JESUS

1Jo 2,29–3,6; Sl 97(98),1.3cd-4.5-6 (R. 3a); Jo 1,29-34

“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

A experiência do encontro com Jesus pelo batismo nos torna novas pessoas porque somos perdoados dos nossos pecados e nos tornamos filhos e filhas de Deus. Pelo batismo nos tornamos participantes da natureza divina, de forma que somos inseridos na obra redentora do Senhor e testemunhas da sua presença salvadora. Nessa compreensão, nos atentemos para sermos verdadeiras testemunhas desse encontro, anunciadores de sua Palavra e motivadores para que muitos, através de nós, desejem participar desse grandioso mistério do amor divino.

REFLEXÃO

1. Como tenho realizado minha experiência com Jesus na palavra, na Eucaristia e na comunidade?

2. De que forma me comprometo de convidar as pessoas para que participem de minha comunidade?

LEITURA ESPIRITUAL

“Todos os fiéis cristãos, onde quer que vivam, têm obrigação de manifestar, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, o homem novo de que se revestiram pelo Baptismo, e a virtude do Espírito Santo por quem na Confirmação foram robustecidos, de tal modo que os demais homens, ao verem as suas boas obras, glorifiquem o Pai (1) e compreendam, mais plenamente o sentido genuíno da vida humana e o vínculo universal da comunidade humana.

Para poderem dar frutuosamente este testemunho de Cristo, unam-se a esses homens com estima e caridade, considerem-se a si mesmos como membros dos agrupamentos humanos em que vivem, e participem na vida cultural e social através dos vários intercâmbios e problemas da vida humana; familiarizem-se com as suas tradições nacionais e religiosas; façam assomar à luz, com alegria e respeito, as sementes do Verbo neles adormecidas; mas atendam, ao mesmo tempo, à transformação profunda que se opera entre os povos e trabalhem por que os homens do nosso tempo não deem tanta importância à ciência e tecnologia do mundo moderno que se alheiem das coisas divinas, mas, antes pelo contrário, despertem para um desejo mais profundo da verdade e da caridade reveladas por Deus. Assim como o próprio Cristo perscrutou o coração dos homens e por meio da sua conversação verdadeiramente humana os conduziu à luz divina, assim os seus discípulos, profundamente imbuídos do Espírito de Cristo, tomem conhecimento dos homens no meio dos quais vivem, e conversem com eles, para que, através dum diálogo sincero e paciente, eles aprendam as riquezas que Deus liberalmente outorgou aos povos; mas esforcem-se também por iluminar estas riquezas com a luz evangélica, por libertá-las e restituí-las ao domínio de Deus Salvador. (Concílio Vaticano II, Ad gentes, 11)

AÇÃO

Aproxime-se de alguém e dê seu testemunho de vida a partir de sua experiência de fé e vivência na comunidade.

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos