1Sm 9,1-4.17-19;10,1a; Sl 20(21),2-3.4-5.6-7 (R. 2a); Mc 2,13-17

“Enquanto passava, Jesus viu Levi sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele levantou e o seguiu” (Mc 2,14).

Em certos momentos da vida nos damos conta de que o tempo passou e deixamos de fazer muitas coisas porque estamos parados, esperando o tempo e a vida passar, protelando as coisas para depois. A vida nos impõe a nos levantarmos, a nos desinstalar, darmos passos, agirmos. Muitas das vezes reclamamos da nossa situação, ficamos parados pensando no que está ruim, no que não deu certo, nas pessoas e situações que nos atrapalharam, mas não queremos arriscar a dar passos, a mudar nossa realidade. Aprendamos a nos desinstalar, a deixar alguns apegos, deixarmos a vida cômoda e iniciamos a sonhar com outras possibilidades, como explicita bem claro o Apóstolo Paulo: “Esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim” (Fl 3,13).

REFLEXÃO

1. Tenho conhecimento do momento em que me senti chamado(a) para a missa a partir da realidade em que me encontro?

2. Consigo ter disponibilidade para o serviço na minha comunidade?

LEITURA ESPIRITUAL

Confiemos firmemente na bênção de Deus e vejamos quais são os caminhos que a ela conduzem. Consideremos os acontecimentos que se verificaram desde o princípio. Por que motivo Abraão nosso pai recebeu a bênção? Não foi porque praticou a justiça e a verdade por meio da fé? Isaac, conhecendo o futuro, deixou-se conduzir confiada e voluntariamente ao sacrifício. Jacob, com humildade, afastou-se da sua terra, por causa do irmão, e partiu para junto de Labão, colocando-se ao seu serviço; e foram-lhe dados os doze ceptros de Israel.
Considerando com sinceridade cada um destes dons concedidos, reconhecer-se-á a sua magnificência. De Jacob descenderam todos os sacerdotes e levitas que serviam o altar de Deus; dele descende, segundo a carne, o Senhor Jesus; dele vieram os reis, os príncipes e os chefes da tribo de Judá. Quanto às outras suas tribos, também não foi pequena a sua glória, conforme a promessa do Senhor: A tua descendência será como as estrelas do céu. Todos eles alcançaram glória e grandeza, não por si mesmos ou pelas suas obras ou pela justiça das suas ações, mas por vontade de Deus. Também nós, por sua vontade chamados em Cristo Jesus, não somos justificados por nós mesmos, nem pela nossa sabedoria, inteligência ou piedade, nem pelas obras que fizemos com santidade de coração, mas pela fé, pela qual Deus omnipotente justificou a todos desde o princípio. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém. (Da Epístola de São Clemente I, papa, aos Coríntios).

AÇÃO

Em um momento de recolhimento faça essa oração: “Atendei, Senhor, as orações do vosso povo; dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade e coragem para a cumprir fielmente. Por Cristo, Nosso Senhor. (Liturgia das Horas).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos