1Sm 3,3b-10.19; Sl 39(40),2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R. 8a.9a); 1Cor 6,13c-15a.17-20; Jo 1,35-42

“Jesus perguntou: ‘O que estais procurando?’ Eles disseram: “Mestre, onde moras?’ Jesus respondeu: ‘Vinde ver’ (Jo 1,38-29).

O mistério do encontro deve provocar em nós, muito mais do que um conhecimento especulativo, o desejo de estar com o outro e compartilhar de sua vida. Jesus nos convida a “vir” e “ver”, isto é, a fazer experiência dele e de comunhão com o Pai.” Na medida em que vamos amadurecendo na fé ficará evidente que tornar-se discípulo de Jesus significa entrar na mesma relação de amor com Deus e com o nosso próximo. Daí a importância de aprendermos que relacionamentos significativos e sólidos advém do saber bem acolher os outros, sermos sinceros na amizade, solidários nas dificuldades. Este é o segredo do nosso encontro com Cristo e da mesma forma com o irmão e a irmã, com a comunidade: família, trabalho, igreja… Encontros que marquem experiências sólidas e eternas.

REFLEXÃO

1. Tenho facilidade e sensibilidade para convidar alguém para a minha Igreja?

2. Meus relacionamentos inspiram seriedade, confiança e amizades sólidas?

LEITURA ESPIRITUAL

Um dos dois que seguiram Jesus por causa do testemunho de João foi André, irmão de Simão Pedro. André primeiro encontrou seu irmão Simão e o levou a Jesus. Aqueles que haviam recebido o talento pouco antes fizeram com que ele frutificasse imediatamente e o ofereceram ao Senhor.

Essas almas, que estão dispostas a ouvir e aprender, não precisam de muitas palavras para serem instruídas, nem de um período prolongado de anos e meses para produzirem os frutos do ensino. Pelo contrário, alcançam a perfeição desde o início da aprendizagem. “Dê ao sábio e ele se tornará mais sábio, instrua o justo e ele aumentará o seu conhecimento” (Pv 9,9). André, portanto, salva Pedro, seu irmão, e indica, em poucas palavras, todo o grande mistério. Ele diz, com efeito: “Encontramos o Messias”, isto é, “o tesouro escondido no campo ou a pérola preciosa”, segundo outra parábola do Evangelho (Mt 13,44ss). (Cirilo de Alexandria, Comentário ao Evangelho de João, II, 1).

AÇÃO

Convide alguém, para nesse domingo, participar da Igreja ou dê seu testemunho de fé.

Bom domingo para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos