Female hands praying and free the birds to nature on sunset background, hope concept

1Sm 15,16-23; Sl 49(50),8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b); Mc 2,18-22

“Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; […] Ninguém põe vinho novo em odres velhos” (Mc 2,21-22).

O amadurecimento na fé pressupõe também o amadurecimento humano. Para isso, é necessário que ao longo do caminho possamos ir abdicando de algumas atitudes e situações que nos escravizam e já não correspondem com nossa comunhão com Cristo. Jesus quebra tabus e paradigmas, nos faz perceber, pela metáfora do “pano velho em roupa nova, vinho novo em odres velhos” (vs. 21 e 22), que a vida alicerçada nos seus ensinamentos requer que abramos mão das nossas “verdades”, das verdades que o “mundo” apresenta e nos asseguremos de algo mais sólido e renovador que estão presentes na Sua maneira de ser e viver. Assim, nos coloquemos em um caminho de mudança vida contínua que possa proporcionar um modo de viver mais fraterno com os irmãos e irmãs.

REFLEXÃO

1. Sei acolher de maneira serena as palavras e ensinamentos de Jesus?

2. A partir do meu amadurecimento humano-espiritual sou uma pessoa mais paciente e condescendente com os irmãos e irmãs?

LEITURA ESPIRITUAL

Homens sábios e espirituosos colocam humildemente a cabeça sob o jugo da obediência, mas os tolos se livram dele e não se adaptam a obedecer. Considero mais importante obedecer a alguém acima de mim pelo amor de Deus do que obedecer ao próprio Criador, mesmo que ele tenha anunciado diretamente a alguém a sua vontade. Aqueles que colocaram a cabeça sob o jugo da obediência e depois, dizendo que pretendem seguir o caminho da perfeição, se desvencilham, dão sinais de que no fundo da alma se esconde um grande orgulho (Egídio de Assis).

AÇÃO

Leia e reflita: “A obediência vale mais que o sacrifício” (1Sm 15,22).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos