1Sm 16,1-13; Sl 88; Mc 2,23-28

“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. O Filho do Homem é senhor também do sábado” (Mc 2,27-28).

Sem perder os referenciais e as verdades da fé, ajamos iluminados com os ensinamentos de Jesus, as orientações da Igreja, que hoje nos convida a nos posicionarmos como mediadores, “pontes” de encontro e não de desencontro; de entendimento e comunhão em nossa família, na comunidade, no local em que trabalhamos e onde quer estejamos. Não procuremos dificultar a vida das pessoas, mas nos abramos a possibilidades como frutos do acolhimento e diálogo; saibamos escutar o outro e propormos luzes e sinais que fomentam alegria, entusiasmo e esperança.

REFLEXÃO

1. Busco sempre agir a partir dos ensinamentos de Jesus e da Igreja?

2. Como acolho o outro a partir de suas diferentes realidades?

LEITURA ESPIRITUAL

Santa Teresa Benedita da Cruz conseguiu compreender que o amor de Cristo e a liberdade do homem se entretecem, porque o amor e a verdade têm uma relação intrínseca. A busca da verdade e a sua tradução no amor não lhe pareciam ser contrastantes entre si; pelo contrário, compreendeu que estas se interpelam reciprocamente. No nosso tempo, a verdade é com frequência interpretada como a opinião da maioria. Além disso, é difundida a convicção de que se deve usar a verdade também contra o amor, ou vice-versa. Todavia, a verdade e o amor têm necessidade uma do outro. A Irmã Teresa Benedita é testemunha disto. “Mártir por amor”, ela deu a vida pelos seus amigos e no amor não se fez superar por ninguém. Ao mesmo tempo, procurou com todo o seu ser a verdade, da qual escrevia: “Nenhuma obra espiritual vem ao mundo sem grandes sofrimentos. Ela desafia sempre o homem inteiro”. A Irmã Teresa Benedita da Cruz diz a todos nós: Não aceiteis como verdade nada que seja isento de amor. E não aceiteis como amor nada que seja isento de verdade! (Homilia do Papa João Paulo II na cerimônia de canonização de Edith Stein).

AÇÃO

Leia e compartilhe com alguém: “O homem vê as aparências, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16,7).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos