1Sm 24,3-21; Sl 56(57),2.3.-4.6 e 11 (R. 2a); Mc 3,13-19

“Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis.” (Mc 3,13).

Tendemos a resolver situações, bem como tomar iniciativas aleatoriamente sem antes pautarmos em um itinerário, sem reflexão, de forma casual. Diante dessas escolhas, por vezes nos arrependemos, os resultados não saem como desejávamos e tantas outras situações que nos desagradam. Jesus nos ensina da importância de uma reflexão prévia num clima de oração, pois já que vivemos a partir de uma comunhão com Deus, não podemos deixar escapar um encontro com ele no “monte/oração” que nos ajude a intuir, a encontras luzes que possam orientar nossos caminhos. Procuremos dispor de um tempo para a oração diária para que nossa vida seja pautada na experiência de uma comunhão com Deus.

REFLEXÃO

1. Costumo encontrar momentos para elevar minha oração a Deus?

2. Consigo fazer uma reflexão e um momento de oração antes de minhas decisões?

LEITURA ESPIRITUAL

De onde procede a oração do homem? Seja qual for a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo que ora. Mas para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam às vezes da alma ou do espírito ou, com mais frequência, do coração (mais de mil vezes). É o coração que ora. Se ele estiver longe de Deus, a expressão da oração será vã.

O coração é a morada onde estou, onde habito (e segundo a expressão semítica ou bíblica, aonde eu «desço»). É o nosso centro oculto, inapreensível, quer para a nossa razão quer para a dos outros: só o Espírito de Deus é que o pode sondar e conhecer. E o lugar da decisão, no mais profundo das nossas tendências psíquicas. É a sede da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte. É o lugar do encontro, já que, à imagem de Deus, vivemos em relação: é o lugar da aliança.

A oração cristã é uma relação de aliança entre Deus e o homem em Cristo. É acção de Deus e do homem; jorra do Espírito Santo e de nós, toda orientada para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem (Catecismo da Igreja Católica, 2562 a 2564).

AÇÃO

Durante o dia de hoje medite: “Tanto se ora bem, quanto se faz o bem” (Conselho Plenário sobre a Oração, OFM-CAP).

Bom dia para você e sua família!

Pe. William Santos Vasconcelos