Jó 7,1-4.6-7; Sl 146(147),1-2.3-4.5-6 (R. cf. 3a); 1Cor 9,16-19.22-23; Mc 1,29-39
“E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se… e ela começou a servi-los” (Mc 1,31).
Levantar e servir são duas atitudes importantes na dinâmica de vivência da fé. A partir da experiência com Jesus deve brotar em nosso “coração” um amor que nos leva a aproximar daqueles que vivem seu sofrimento, sua dor. Precisamos ser uma mão que toca a dor do outro e o cura; nossa proximidade calorosa deve reavivar a chama da esperança e da alegria. Nosso servir consiste em ajudar com que os irmãos e irmãs levante-se do seu marasmo, da falta de otimismo e de fé. “Não há nada mais frio do que um cristão que não se preocupa pela salvação dos outros. Não digas: não posso ajudá-los, porque, se és cristão de verdade, é impossível que não o possas fazer (São João Crisóstomo).
REFLEXÃO
1. Sou sensível com os sofrimentos dos que me são próximos?
2. Como disponho-me para cuidar de alguém que sofre?
LEITURA ESPIRITUAL
Se você acha difícil cuidar do seu próximo, reflita sobre o fato de que você não pode alcançar a felicidade de outra forma. Suponhamos que ocorra um incêndio em uma casa: alguns vizinhos, preocupados apenas com seus pertences, não se preocupam em afastar o perigo. Eles fecham a porta e ficam em casa, temendo que alguém entre e os roube. Pois bem, eles sofrerão um grande castigo. O fogo crescerá e queimará todos os seus bens. E eles, por não terem se interessado pelo próximo, também perderão o que têm.
Deus quis unir os homens entre si e para isso imprimiu nas coisas a lei de que o benefício do próximo está ligado ao de cada um. E, desta forma, todos subsistem. Isto é também o que acontece no navio se o capitão, quando irrompe a tempestade, sacrifica o bem de muitos buscando apenas a sua própria salvação: imediatamente os outros e ele próprio se afogarão. Isto é o que acontece em todas as ocasiões: se apenas for levado em conta o próprio interesse, nem a vida nem a própria arte poderão ser sustentadas (João Crisóstomo, Homilias sobre a primeira carta aos Coríntios, 25,4).
AÇÃO
Leia e medite: “O Senhor cura os que têm o coração quebrantado” (Sl 146,3a).
Bom domingo para você e sua família!
Pe. William Santos Vasconcelos
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.